Segurança Cibernética: Reino Unido suspende compra da Avast pela NortonLifeLock
A Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) do Reino Unido suspendeu a compra da Avast pela NortonLifeLock por US$ 8 bilhões, com a justificativa de que poderia prejudicar a concorrência local no mercado de segurança cibernética. Tanto a Avast quanto a NortonLife oferecem soluções de segurança cibernética, em diferentes produtos como antivírus, VPNs e proteção de identidade.
“Estamos vivendo muito das nossas vidas no mundo online e é vital que as pessoas tenham acesso a softwares de segurança cibernética competitivos quando procuram proteger a si mesmas e suas famílias”, afirmou o diretor Executivo da CMA, David Stewart. “Esse negócio precisa ser investigado porque podemos ter uma transação ruim para os consumidores do Reino Unido”, adicionou.
NortonLifeLock e Avast têm cinco dias úteis para enviar suas posições à CMA, e a autoridade terá mais cinco dias úteis para considerar se aceita qualquer oferta em vez de encaminhar o caso para uma investigação mais aprofundada. Dados dão conta que o mercado de segurança cibernética ultrapassou, pela primeira vez, a receita de 10 bilhões de liras no mês passado.
Nos últimos meses, a Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) têm adotado uma postura mais rigorosa na análise de fusões e aquisições. Tanto que, em fevereiro, a Nvidia anulou a intenção de compra da ARM, um negócio estimado em mais de US$ 40 bilhões. O Google também foi forçado a mudar sua política de privacidade para o Chrome para impedir a perda de anunciantes.