Serpro assume contingenciamento de dados da saúde do Rio Grande do Sul
O Serpro vai contingenciar os dados do Complexo Regulador de Saúde do Rio Grande do Sul. A estatal de TI fechou uma parceria com a Empresa Pública de Tecnologia da Informação e Comunicação da Prefeitura de Porto Alegre, Procempa, e vai fazer o backup de todos os acessos aos prontuários eletrônicos dos cidadãos e cidadãs desde o primeiro atendimento nas unidades básicas até consultas, exames e internações.
“Nós estamos entendendo como a parceria vai funcionar. Nesse momento, o Serpro contingencia apenas os dados do Complexo regulador de saúde. O nosso datacenter está funcionando. Os serviços da prefeitura de Porto Alegre estão funcionando”, conta ao Convergência Digital, a coordenadora técnica da Procempa, Debora Roesler. O datacenter da Procempa não foi alagado por ficar em uma área mais alta da capital gaúcha.
Para o presidente do Serpro, Alexandre Amorim, a indisponibilidade de alguns serviços públicos acarretam em males ainda maiores. “Precisamos manter o funcionamento dos sistemas que suportam os serviços de saúde básica, ofertas hospitalares, plataformas de pagamentos, ações assistenciais, que garantam segurança e também o direito à comunicação. Com essa decisão estamos cumprindo nosso papel de empresa estatal à serviço do povo brasileiro”, enfatiza.
A empresa está trabalhando em três frentes, independentemente de estarem ou não envolvendo clientes do Serpro. A primeira frente contempla o complexo regulador da área da saúde de todo o estado, viabilizando o acessos aos prontuários eletrônicos dos cidadãos e cidadãs desde o primeiro atendimento nas unidades básicas até consultas, exames e internações.
A segunda frente está trabalhando junto às necessidades do Judiciário estadual, um dos maiores usuários de recursos de informática no estado. O Serpro promove uma operação de contingência para manter funcionando os sistemas do poder judiciário local. A terceira frente de atuação do Serpro é com o Metrô de Porto Alegre, totalmente alagado e, agora, desativado. O Serpro está criando uma réplica do centro de dados que foi desligado para manter a segurança.