Serpro avança nas prefeituras e fecha contratos de serviços digitais
O Serpro firmou os primeiros três contratos com prefeituras para a oferta da ferramenta Cidades Gov.br – Araguaína (TO), Santo Inácio (PR) e Montenegro (RS) – que reproduz em nível municipal o atendimento a serviços públicos digitais de forma semelhante à plataforma federal, inclusive com o mesmo sistema de assinatura digital unificado.
Segundo explica a estatal, trata-se de uma “ferramenta de disponibilização de conteúdos relevantes, notícias e serviços ao cidadão, que possibilita a navegação pelo usuário sem consumo de dados e conta, ainda, com serviços de apoio à gestão da Prefeitura”.
O sistema se vale do login único para o Gov.br e, como mencionado pelo Serpro, promete navegação sem consumo de dados, seja no celular ou no PC. A ferramenta é fornecida a partir de uma assinatura mensal no valor de R$1.804.97, em contratos por dispensa de licitação com a estatal de TI por períodos de 12 a 60 meses.
Segundo a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, a ferramenta faz parte da ‘Rede Gov.br’, que incentiva o intercâmbio de iniciativas relacionadas a governo digital no setor público, da qual já fazem parte 23 estados e 130 municípios.