Serpro: Novo serviço de e-mail reduz custos com desenvolvimento
Sem ainda revelar números, o Serpro adotou uma nova solução de e-mail para os órgãos públicos e vai descontinuar o Expresso para reduzir custos de desenvolvimento. Já no SerproMail o compromisso de continuidade é da Zimbra, a plataforma em software livre que atualmente é de propriedade da americana Synacor, conforme o Portal Convergência Digital divulgou nesta terça-feira, 15/08.
“Avaliamos vários produtos, de várias linhas de serviço, e surgiu a possibilidade de uma parceria no correio. É software livre, muita gente já está consumindo e a gente optou por avançar nessa discussão. Vamos apresentar essa nova solução aos ministérios a partir de outubro, na medida em que os contratos forem vencendo”, revela o diretor de operações da estatal, Iran Porto.
“A diferença é que no Expresso tínhamos a responsabilidade de manutenção, evolução, um roadmap de novas funcionalidades, o que demandava mão de obra significativa. No caso do Zimbra a gente contrata a caixa produzida no Serpro mas em roadmap garantido por eles. É bem mais barata no custo total, infraestrutura e equipe de manutenção”, explica Porto.
Segundo ele, apesar de baseado em uma plataforma desenvolvida fora do país, o novo correio eletrônico segue aderente ao disposto no Decreto 8.135/13. “O produto já tem nativas soluções de criptografia, além da infraestrutura de tecnologia e datacenters próprios. Continuamos respeitando o Decreto no que prevê o uso de soluções de controle do Estado e produzidas em infraestrutura de governo, que é o que estamos fazendo. Nosso Zimbra é completamente produzido em infraestrutura do Serpro, não tem uso na nuvem deles, mas na nossa própria”, afirma o diretor do Serpro.
O Expresso, criado para ser o ‘e-mail seguro’ do governo federal, não deslanchou. No total, entre 2013, ano em que foi apresentado como resposta à espionagem americana, e 2016, menos de 60 mil contas foram ativadas – incluídas aí tanto aquelas de responsabilidade do Serpro como da Dataprev, além de ‘avulsas’.
“As próprias funcionalidades do Expresso, além do fato de que alguns ministérios optaram por permanecer com soluções proprietárias, impactaram nessa adesão”, diz Porto, evitando julgamentos sobre o desempenho da solução. A ideia é ter um alcance bem maior com o SerproMail. “Estamos buscando um número maior que o número que o Expresso conseguiu. Temos prospectado clientes estaduais e municipais que isoladamente têm números maiores que esses”, completa. Até aqui o produto está em um cliente, a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público da União, Funpresp. Em setembro haverá migração para os próprios funcionários do Serpro. No mês seguinte começa a apresentação aos órgãos federais. “A partir de outubro começam a vencer contratos de Expresso e vamos fazer apresentação para cada cliente de uma estratégia de migração.”