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ServiceNow: ainda há muita gente no Brasil fazendo trabalho repetitivo no papel

Ainda há muita gente fazendo trabalho repetitivo no papel o que prova que a transformação digital não chegou a todos os segmentos, nem a todas empresas, observou a country manager da ServiceNow no Brasil, Katia Ortiz. “Até porque a transformação digital não é só tecnologia, ela exige a mudança das pessoas”, adiciona. A ServiceNow está no Brasil há oito anos e sempre teve sua estratégia a digitalização e a transformação dos processos por meio do software como serviço. “O Brasil é relevante para a companhia. Tanto que temos um data center local para assegurar que os dados ficam aqui”, salienta Katia Ortiz.

O momento do país é considerado ‘complexo’, uma vez que há muitas empresas com dificuldades financeiras. “Nós não temos problema de recebimento, de contas vencidas hoje. O problema é que nessa hora há prioridades. E se há uma situação emergencial, os clientes estão mais preocupados em minimizar a crise de curto prazo do que pensar em novos projetos”, observa. Katia Ortiz também lembra as demissões das grandes empresas de tecnologia. “Um momento delicado, que a ServiceNow não passa. No Brasil, aliás estamos contratando”, relata.

No final de março, a empresa lançou uma versão atualizada da sua plataforma de automação, batizada de Utah. O arquiteto de soluções para a América Latina, João Cerqueira, conta que a versão tem três pilares: experiência, automação inteligente, agilidade. Segundo ele, a Utah reúne mais de 100 novas funcionalidades para que ‘nós, seres humanos que não desenvolvemos possamos construir uma aplicação e também construir uma interface da aplicação sem qualquer codificação”. De acordo com o executivo, a migração por parte dos clientes acontece de forma rápida e está sendo feita em até duas horas. “E isso significa testar, aprovar e colocar em produção”. 

Ao falar dos planos para o Brasil, Katia Ortiz diz que há muito por conquistar aqui. Segundo ela, uma vertical com grande potencial é a de Governo, que tem muito que aprimorar para prestar serviços ao cidadão. “Nosso plano é ser o coração, ser a plataforma de atendimento ao colaborador das empresas”, adianta. Assistam a entrevista com a country manager da ServiceNow, Katia Ortiz, e com João Cerqueira, arquiteto de soluções para a América Latina.


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