
O Comitê Olímpico Brasileiro lançou, em parceria com a Arena Hub, em junho, o Desafio COB de Startups, que busca atrair soluções inovadoras capazes de impulsionar o ecossistema olímpico brasileiro. As inscrições se encerraram nesta semana com 163 sportechs inscritas.
Este é o maior desafio de sportechs da América Latina. E, no que diz respeito a desafios de inovação promovidos por comitês olímpicos, o maior já realizado no mundo.
A proposta do programa é selecionar, apoiar e conectar startups que atuem com tecnologia, dados, impacto social, performance esportiva, engajamento de fãs e novos modelos de negócios.
Aquelas que se destacarem no processo inicial, passarão por mentoria até a fase final da ação, uma apresentação especial durante a COB Expo 2025, um dos principais eventos do calendário esportivo nacional, que acontece em setembro, em São Paulo.
Primeiros achados
82,8% das startups têm experiência prévia no setor esportivo.
86,5% das equipes são diversas (gênero, raça, região).
59% estão em estágios de Tração ou Operação, indicando alta maturidade de execução.
Em Impacto Social e Sustentabilidade, a proporção de startups já investidas é a mais alta entre todas as teses.
Há um grupo relevante faturando acima de R$ 1 milhão, principalmente em Impacto Social e Inteligência de Negócios.
O Sudeste concentra 46% das inscrições; também há presença internacional de brasileiros com suas operações no exterior (EUA e Reino Unido).