Mercado

Startups em pânico. Banco fomentador colapsa nos Estados Unidos

A Federal Deposit Insurance Corp. (FDIC, na sigla em inglês) dos EUA informou que o Departamento de Proteção Financeira e Inovação da Califórnia fechou o Silicon Valley Bank (SVB) nesta sexta-feira (10), em meio à crise de liquidez e à onda de saques pelos clientes que afeta o SVB Financial Group, da qual é subsidiária. O FDIC funciona como uma agência garantidora de depósitos bancários.

“Para proteger os depositantes segurados, o FDIC criou o Deposit Insurance National Bank of Santa Clara (DINB). No momento do fechamento, o FDIC como recebedor transferiu imediatamente para o DINB todos os depósitos segurados do Silicon Valley Bank”, reporta comunicado do FDIC. Segundo a nota, as atividades bancárias do SVB voltarão a funcionar na segunda-feira 13/03, junto com o escritório-sede e todas as 17 unidades espalhadas pelos estados da Califórnia e Massachusetts. o colapso do SVB teve efeito-dominó em todo o setor financeiro norte-americano.

A crise nos EUA reflete no mercado nacional. Em entrevista ao Valor Econômico, o presidente da Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs), Diego Perez, diz que a entidade está avaliando o impacto da medida e diz que a fintechs mais afetadas são aquelas investidas por fundos de venture capital dos EUA, que não são tão representativas entre o grupo associado à ABFintechs. Mas admitiu que investidores brasileiros recomendaram às startups que retirassem o quanto antes os recursos do SVB, mas não soube dizer quantos conseguiram e quantos ficaram com dinheiro retido.

O SVB está profundamente inserido no cenário de startups dos EUA, como o único banco de capital aberto focado no Vale do Silício e em startups de tecnologia. De acordo com seu site, o banco faz negócios com quase metade de todas as startups apoiadas por capital de risco dos EUA e 44% das empresas de tecnologia e saúde apoiadas por capital de risco dos EUA e 44% das empresas de tecnologia e saúde apoiadas por capital de risco dos EUA que abriram o capital no ano passado. Ele lista Pinterest Inc., Shopify Inc. e a empresa de cibersegurança CrowdStrike Holdings Inc. entre os maiores nomes familiares que já atendeu. 


Botão Voltar ao topo