Stefanini reforça DNA da inovação para ser global
A empresa que deu início às atividades em 1987, no escritório da casa do seu fundador Marco Stefanini, completou 35 anos de operação. Hoje, o grupo Stefanini reúne nada menos do que 72 escritórios em 69 cidades, atuante em 41 países, com consultoria e tecnologias em variados setores da economia, negociando e implementando projetos em mais de 40 idiomas.
A trajetória de expansão da empresa é marcada fortemente por aquisições estratégicas e acordos de sociedade e parcerias. Mas, nos últimos seis anos, sofreu uma aceleração significativa, e esse impulso veio do Venture Building, praticada pela divisão Stefanini Ventures, que vem contribuindo para aumento do faturamento bruto do Grupo. Em 2021, registrou R$ 5 bilhões e estima para 2022 R$ 6,2 bilhões, um incremento global de 24%.
A Stefanini Ventures é composta por mais de 30 empresas de diferentes tamanhos e especialidades, reunidas em seis principais plataformas: Analytics e IA, Banking & Payments, Cibersegurança, Indústria 4.0, Marketing Digital e Tecnologia.
“O sucesso do nosso negócio se deve à combinação de autonomia na ponta, característica marcante do nosso DNA empreendedor, tanto nas aquisições como nas Ventures. E tenho dedicado maior parte do meu tempo a elas, porque precisam de muito mais apoio. Para fazer grandes transformações, a liderança precisa estar extremamente engajada, envolvida, trabalhando junto”, diz Stefanini, CEO global do Grupo.
O executivo revela que o potencial das Ventures está no diferencial da complementariedade, somando habilidades e competências, para construir algo muito maior e não apenas para aumentar o volume do faturamento.
“Por ano, falamos com mais de 400 empresas para trazer para Ventures, é um grande esforço e as que estão com a Stefanini trouxeram suas expertises e se mantêm na liderança da empresa e a gente soma. Somos uma grande integradora de soluções digitais, apoiada no conceito de somar força.”
Em modo locomotiva
Nos últimos dois anos, a Stefanini adquiriu 12 empresas, entre elas, Mozaiko, Holding Haus, LogBank, duas unidades de software da Diebold Nixdorf Brasil, Cyber Smart Defense (CSD), NI IT, CRK, Cobiscorp, Sapia, NewM e Ecglobal.
A Topaz, empresa especializada em soluções financeiras digitais com atuação em mais de 25 países e mais de 1 bilhão de transações mensais em sua plataforma full banking, é uma das ventures que mais cresceram. De uma receita de R$ 15 milhões em 2016, a empresa tem expectativa de atingir R$ 600 milhões até o fim deste ano.
Marcelo Ciasca, CEO da Stefanini Brasil, antecipa que Business Agility é uma das grandes apostas da companhia em 2023. “Com metodologias ágeis, podemos trabalhar contextos de entrega de qualidade e experiência do usuário de maneira mais eficiente, porque no agile a entrega não se limita a uma abordagem de processos, mas a uma entrega de valor”, completa o executivo.