
No meio da lavoura, o produtor envia um áudio pelo WhatsApp contando o tipo e a quantidade de produtos que utilizou. Inserir a funcionalidade de comandos de voz enviados por meio do WhatsApp para plataforma de gestão agrícola foi a solução encontrada pela Syngenta Digital para facilitar a aderência à ferramenta. Isso porque, com a opção de voz no Cropwise Balance, os produtores passaram a poder registrar o consumo de insumos e os custos por meio de áudios, transformando a complexidade em dados estratégicos e em tempo real.
A solução, que usa inteligência artificial, busca solucionar um problema crônico do setor: a falta de controle financeiro que, segundo análises da própria Syngenta, pode comprometer a rentabilidade em até 30% de uma propriedade agrícola. Diego Ramires, gerente de produto da Syngenta, explica que os sistemas de gestão ficavam muito restritos a produtores com escritórios estruturados e times administrativos, uma realidade de apenas uma parte do campo. Para democratizar o acesso ao software era preciso entender a dinâmica de quem opera o dia a dia.
“A adoção é o maior gargalo. Então, principalmente porque somos um software jovem de gestão, a gente adotou como estratégia de diferenciação não ser o produto com mais telas ou com mais funções, mas ser o produto mais adequado para a realidade, o produto especialista em funcionar no cenário real, que tem mão de obra escassa e falta de cultura administrativa”, detalha Ramires.
A combinação de escassez de mão de obra e sistemas complexos leva muitos a desistirem do controle detalhado. Fazer uma ferramenta aderente à realidade do campo norteou a Syngenta Digital. “Não dá para se esperar da mão de obra operacional abrir um sistema, fazer um login; isso já é uma barreira”, diz. Assim, o envio de áudio pelo WhatsApp cumpre a função de inserir dados no sistema.
Basta enviar uma mensagem informando, por exemplo, qual foi o produto retirado do estoque, a quantidade, em qual área será aplicado e outras informações para o sistema. A IA do Cropwise Balance interpreta o áudio do operador, atualiza automaticamente o estoque, calcula os custos por talhão e gera informações precisas em tempo real. Essa visão detalhada e granular permite que o agricultor identifique com exatidão onde está perdendo dinheiro e onde vale a pena intensificar investimentos, otimizando o manejo e garantindo uma margem de lucro mais sólida.
No entanto, Ramires assinala que, mesmo sendo WhatsApp e mesmo sendo somente um áudio, ainda existe uma forte barreira cultural a ser vencida para adoção de sistemas de controles e gestão. Mas diz que o caminho para inserir mais controles passa por facilitar a adoção.





