Telebras abre consulta pública para terceirizar gestão de redes
A Telebras abriu nesta segunda, 7/3, uma consulta pública sobre a proposta de terceirização da operação de seu Centro Integrado de Gerência de Redes – a partir do qual é feita a gestão de todos os equipamentos e tecnologias da rede de fibras como do satélite geoestacionário de defesa e comunicações.
A empresa contratada também vai gerenciar os serviços providos através da mesma aos clientes e parceiros da Telebras, internos e externos, bem como gerenciar e operar redes, equipamentos e serviços em locais remotos, de acordo com a conveniência da estatal. A previsão é de um contrato inicial de 60 meses.
Segundo defende a Telebras, essa terceirização permite buscar no mercado, empresas que atuem no estado da arte das tecnologias e de conhecimento de gerenciamento de redes e serviços, rápida mobilização de recursos para atendimento de projetos, como a ativação de redes complexas de clientes ou o início da operação do comercial do SGDC, projetos que demandaram um aumento de equipes de gerência de redes e serviços em curto espaço de tempo após a assinatura dos contratos.
Também indica que a gestão contratada permitirá atuação com profissionais com certificações e treinamentos específicos, atuando em escalas e regimes de trabalho que não possuem paralelo no plano de cargos e remuneração da Telebras, bem como constante evolução das equipes e reposição de profissionais de forma rápida de modo a não haver a perda da qualidade ou a descontinuidade na prestação dos serviços.
As contribuições à consulta devem ser encaminhadas para o endereço eletrônico [email protected], entre 8 e 28 deste março. Os e-mails enviados serão respondidos pela equipe Gerência de Operação de Redes e Serviços e, posteriormente, consolidados em Nota Técnica a ser divulgada para acesso público.