
A Telefónica segue desfazendo seus ativos na América Latina. Agora a operadora vendeu a sua operação para a Millicom por US$ 440 milhões. Em comunicado ao mercado, a Millicom diz que a aquisição consolida sua posição de liderança na região e lembra que a operação da Telefónica “era bem estabelecida e lucrativa, com cobertura nacional”.
O CEO da Millicom, Marcelo Benitez, afirmou que a aquisição “representa um marco fundamental na estratégia de crescimento proposital na América Latina”, afirmando que o Uruguai é “um país com fundamentos sólidos e uma agenda digital voltada para o futuro”.
Para a Telefónica, o acordo será o mais recente passo em uma estratégia de desinvestimento de unidades na América Latina, após já ter fechado acordos para seus negócios no Peru, Colômbia e Argentina.
Em seu breve comunicado sobre a venda, a Telefónica explicou que, com a transação, estava “avançando com seu plano de reduzir a exposição na América Latina”.
Acrescentou que a operação da Movistar no Uruguai era a segunda maior operadora de telefonia móvel do país, com uma participação de mercado de 29%. As outras duas operadoras de telefonia móvel no mercado uruguaio são a estatal Antel e a Claro, da América Móvil.