TI fica ainda mais estratégica na disrupção digital
O foco na experiência dos clientes muda o cenário competitivo do mercado financeiro, que passa a contar com ferramentas digitais disponíveis na palma da mão. E nesse campo, a tecnologia da informação é uma ajuda aos bancos tradicionais para identificarem onde é preciso transformação que os aproxime das novas demandas.
“Temos o desafio de ajudar os grandes bancos a entender qual a cadeia de valor do cliente e onde estão as fragilidades dessa cadeia. Porque onde existe um elo mais fraco, pode haver uma disrupção grande e entrar uma fintech, uma startup. Estamos tentando ajudar com ferramentas a entender onde está essa fragilidade e como os bancos podem se defender”, afirma o vice presidente de serviços financeiros da BRQ, José Antonio Afonso Pires.
E aí cabem todas as modernas ferramentas. “IA, Big Data, tudo é um meio de chegar ao cliente. A experiência do cliente é o mais importante, mais que a tecnologia de fato. Temos que entender o que o cliente precisa, o que ele deseja. A tecnologia é um caminho.” Assistam a entrevista.