MercadoTelecom

TIM avança para o 5,5G em São Paulo e aporta R$ 1 bi na expansão da rede

Operadora está atualizando 3000 sites entre 4G e 5G e terá 1000 sites novos 5G até outubro no estado de São Paulo. "Vamos ter um ganho de 40% na capacidade de rede", afirma o CTO, Marco Di Constanzo.

Para avançar com serviços diferenciados para o B2C e para o B2B a partir do 5G, a TIM está implantando o 5,5G na cidade de São Paulo, em contrato firmado com a Huawei. A operadora também vai modernizar a infraestrutura 4G e 5G em todo o Estado. “Nós fomos o primeiro a fazer piloto com 5,5G no país e seremos os primeiros com 5,5G ativo”, conta o CTO da TIM Brasil, Marco Di Costanzo.

Na prática, a TIM vai atualizar 3000 sites 4G e 5G já implantados e terá 1000 novos sites 5G na cidade de São Paulo. Desses 1000 sites, 600 serão no DDD 011 e 400 no restante do Estado. Já os 700 sites novos 4G, 65% vão ficar no interior e 35% na capital. O custo total dessa modernização foi orçado em R$ 1 bilhão, cerca de 25% do orçamento total da TIM para investimentos em 2025.

“O montante aportado em São Paulo faz parte do nosso plano industrial, mas estamos investindo em outros estados, entre eles, Minas Gerais, onde temos um trabalho forte de atualização”, afirmou o presidente da TIM Brasil, Alberto Griselli.

O CTO da TIM Brasil, Marco Di Constanzo, também revelou que a operadora vai instalar cerca de 600 antenas MetaDual, que oferecem mais cobertura e capacidade. Essas antenas foram testados no Rock in Rio 2024 e têm o diferencial de unir 4G e 5G em uma única antena. A Huawei é a fornecedora da tecnologia, que permite chegar a 11 Mbits de download.

Em entrevista ao Convergência Digital, Marco Di Constanzo, diz que a modernização trará mais velocidade e estabilidade na oferta do serviço. Ele também fala sobre a expectativa de ter 5,5G comercial em um prazo de dois anos, desde que a escala global de smartphones aconteça. E diz que, até o momento, a guerra comercial EUA e China ainda não determinou um plano de contingência por conta dos equipamentos. Assista a entrevista.


Botão Voltar ao topo