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TOTVS quer usar ERP para massificar IA nas pequenas e médias empresas

O CEO da companhia, Denis Herszkowicz, lembra que ¼ do Produto Interno Bruto do País passa pelos sistemas de gestão da TOTVS. Mas a jornada é longa. Apenas 7% das PMEs demonstram uma percepção clara do valor da IA.

Durante o anúncio da pesquisa “Panorama IA nas empresas brasileiras”, realizada pela TOTVS nesta terça-feira, 17, o CEO da companhia, Denis Herszkowicz, enfatizou que a empresa quer levar Inteligência Artificial para as pequenas e médias empresas. Para o executivo, a IA não é uma tendência passageira, mas sim uma tecnologia transformadora que modifica profundamente a maneira como as pessoas trabalham e como as empresas operam.

De acordo com o Herszkowicz, a empresa tem como missão ajudar essas empresas a extraírem o verdadeiro valor da IA. O CEO acredita que, ao impulsionar a adoção da IA entre esses negócios, a empresa também contribuirá para a economia brasileira, já que ¼ do PIB do País passa atualmente pelos sistemas da TOTVS.

Desafios

Mesmo rápida, a adoção não ocorrerá sem obstáculos. Apesar de todo o potencial, Herszkowicz reconhece a existência de barreiras significativas, especialmente entre empresas menores. Apenas 7% das pequenas e médias empresas demonstram uma percepção clara de valor em relação à tecnologia. “Isso se deve, em parte, à estrutura de dados dessas organizações, que muitas vezes não foi projetada com as necessidades de Big Data ou IA generativa em mente. Sistemas legados e a falta de metadados em tempo real são alguns dos problemas mais recorrentes”, afirma.

Por outro lado, empresas que nascem digitais estão em uma posição mais favorável para adotar tecnologias avançadas. Herszkowicz acredita que, embora o custo e a complexidade ainda sejam desafiadores, a evolução tecnológica nesse campo está avançando rapidamente. Ele prevê que os resultados serão substancialmente diferentes em um ou dois anos, com uma curva de adoção mais acelerada e acessível para as empresas brasileiras.


Outro desafio apontado por ele é o gerenciamento de dados. “Durante décadas, muitas organizações ignoraram o valor dos dados gerados, mas agora começam a perceber sua importância”, diz, reforçando que a qualidade dos dados será um fator crucial para garantir que a IA gere valor real e duradouro para as empresas brasileiras.

Para o CEO, a adoção da IA segue o mesmo padrão de outras tecnologias: elas tendem a ser implantadas inicialmente onde os custos e riscos de troca são menores, como no mercado B2C. Em aplicações B2B, que envolvem maior complexidade relacionada à segurança e à governança, o processo é mais lento. Apesar disso, ele é otimista e acredita que o mercado evoluirá mais rápido do que se imagina.

Nesse cenário, Herszkowicz enfatiza o papel da TOTVS de ser um “trusted advisor” para seus clientes. Ele ressalta a importância de traduzir conteúdos complexos para seus clientes e de atuar como um parceiro confiável, ajudando líderes empresariais a entender e aplicar a IA em desafios concretos.

Herszkowicz enfatizou ainda que é preciso desmistificar algumas percepções errôneas sobre a IA. Ele sustenta que a tecnologia não deve ser vista como substituta de pessoas, mas sim como uma aliada poderosa para transformar colaboradores em “super-humanos” dedicados a funções mais estratégicas.

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