Trabalhadores terceirizados da LG entram em greve e aguardam ação do Governo
Os trabalhadores das fábricas Blue Tech e 3C, em Caçapava (SP), e Sun Tech, em São José dos Campos (SP), entraram em greve nesta terça-feira,06/04, como protesto pela decisão da LG de encerrar a fabricação de telefones celulares.
De acordo com o Sindicado dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região (SINDMETALSJC), as três fábricas produzem produtos para a empresa sul coreana e os 430 funcionários temem por seus empregos.
“O clima nas fábricas é de indignação e muita preocupação. Estamos em um momento de alto índice de desemprego, desindustrialização e pandemia. Vamos pressionar os governos para que cobrem da LG a preservação de todos os postos de trabalho”, afirmou ao UOL, o presidente do sindicato, Wlter Gonçalves.
Com o anúncio da LG, o SINDMETALSJC entregou ao Ministério Público do Trabalho (MPT), na segunda-feira (5), uma denúncia por demissão coletiva em plena pandemia, ausência de negociação prévia, falta de transparência e de boa-fé. Com agências de notícias
A LG decidiu deixar, globalmente, a produção de celulares, depois de cinco anos do que chamou de ‘prejuízo’. No Brasil, a produção de celulares acontece em São José dos Campos, São Paulo. A empresa era a terceira colocada no ranking nacional, atrás de Samsung e Motorola. A produção de monitores, ao que parece, está mantida e a fábrica de Manaus também, conforme os informes iniciais da LG Brasil.