Transformação digital: lacuna no supply chain incomoda aos CIOs
Há uma grande lacuna entre o momento atual da transformação digital em suas cadeias globais de suprimento e o que esperam em apenas cinco anos. Esta é uma das conclusões tiradas de um estudo global intitulado “O Estado atual e futuro da Transformação Digital da Supply Chain” (The Current and Future State of Digital Supply Chain Transformation), conduzido pela Capgemini Consulting e a GT Nexus, uma empresa da Infor, provedora de aplicações empresariais específicas por mercado e desenvolvidas para a nuvem.
Até agora, a maioria das pesquisas realizadas sobre o tema examinaram a transformação digital dentro das organizações ou entre elas e seus clientes. Este novo levantamento é o primeiro que explora a condição atual e futura da transformação digital, englobando principalmente as companhias e seus parceiros de toda a cadeia.
O estudo analisou 337 executivos de algumas das maiores empresas globais de manufatura e varejo em toda a Europa e América do Norte. As principais conclusões do estudo incluem:
A transformação digital da supply chain é importante
75% dos entrevistados consideram a transformação digital da supply chain “importante”
50% afirmaram que a transformação digital é “muito importante”
70% já começaram formalmente a transformação digital da supply chain
Até agora, os progressos têm sido lentos
Mais de 30% dos entrevistados disseram estar “insatisfeitos” com o progresso até agora
Apenas 5% estão “muito satisfeitos”
Já existem recursos essenciais de tecnologia, porém, ainda não são amplamente utilizados
Algumas plataformas e ferramentas foram identificadas pelos executivos como facilitadores para a transformação digital, no entanto, muitos ainda contam com suporte de tecnologias antiquadas:
Plataformas/ferramentas de visibilidade de cadeia (94%), Análise de Big Data (90%), Ferramentas de simulação (81%) e Cloud (80%) são vistos como os recursos tecnológicos que mais facilitam a transformação digital da cadeia.
Mas, 48% dos entrevistados admitem que “métodos tradicionais” como telefone, fax e e-mail ainda são as principais formas de interagir com os parceiros da supply chain hoje em dia.
Espera-se mudanças drásticas em apenas cinco anos
Hoje, apenas 15% dos entrevistados dizem que a maioria dos dados da cadeia estendida é acessível à sua organização. Em cinco anos, esse número aumenta para 54%.
Além disso, apenas 23% dos entrevistados dizem que a maioria dos dados da cadeia estendida é analisada e usada para a tomada de decisões. Em cinco anos, esse número crescerá para 68%.
Dentro de cinco anos, 95% dos entrevistados esperam que mais processos com fornecedores sejam automatizados e 94% esperam receber mais atualizações de status de toda a cadeia em tempo real.
Alguns dos benefícios esperados incluem reduções de custos para logística, inventário e manutenção, melhorias no atendimento ao cliente e maior eficiência dos equipamentos em escala global. Ainda mais importante, a transformação digital da supply chain deverá aumentar drasticamente a agilidade das empresas. A rapidez é necessária para responder às mudanças das condições de mercado, aos novos participantes que podem ameaçar os modelos de negócios existentes ou a interrupções inesperadas da cadeia, que já causaram prejuízos significativos ao desempenho financeiro e à reputação de inúmeras organizações ao longo dos anos. O estudo está disponível para download no site da GT Nexus.