Mercado

Transformação digital no topo das prioridades das empresas

Pesquisa da EY mostra que as companhias estão interessadas em saber mais sobre IA, Machine Learning e blockchain.

O ambiente regulatório e transformações digitais serão as prioridades dos conselhos de administração de empresas da América Latina em 2022, enquanto a pandemia continua trazendo desafios para a cultura e planejamento estratégico das companhias, diz uma pesquisa realizada pela consultoria EY, publicada no jornal Valor. Os temas ambientais, sociais e de governança corporativa não aparecem entre as prioridades, ainda que estejam ganhando importância.

Há um equilíbrio nas buscas das empresas. O estudo mostra que 44% dos membros de conselhos ouvidos colocaram o ambiente regulatório e políticas públicas como prioridades. Já 43% destacaram a transformação digital e uso adequado de novas tecnologias, como inteligência artificial, machine learning e blockchain.

A pesquisa ouviu membros de conselhos do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru, tanto independentes quanto não independentes. A maioria dos participantes da pesquisa, 71%, é composta por representantes de empresas de capital fechado, e 58% atuam em companhias com faturamento entre US$ 1 milhão e US$ 500 milhões.

A coordenadora da pesquisa e líder de empresas familiares da EY, Carolina Queiroz, afirma que a transformação digital foi o tema que mais cresceu entre as prioridades dos conselhos, passando de quinto lugar em 2020 para terceiro em 2021 e segundo lugar neste ano. Ela afirma que o tema foi alavancado pela pandemia, assim como o tópico de cultura e propósitos da companhia, destacado como prioridade por 41% dos participantes da pesquisa. 


Botão Voltar ao topo