Uber vai usar Serpro para checar motoristas em tempo real
O Serpro e a Uber anunciaram nesta terça-feira, 2/4, terem fechado um contrato nacional para uso de ferramentas da estatal para checagem de dados de motoristas interessados em trabalhar para o aplicativo. A ferramenta do Serpro, Datavalid, permite a verificação em tempo real de informações de automóveis e motoristas, com acesso aos dados das certeiras de habilitação e de registro de veículos. O valor do contrato não foi revelado.
“A Uber vai poder verificar on-line, junto ao cadastro, se estão corretas as informações fornecidas, garantindo a identidade dos motoristas. A solução também verifica se a carteira de habilitação está válida ou não. As fotos dos motoristas também serão validadas digitalmente, por comparação entre as imagens fornecidas pelo condutor com as arquivadas pelas autoridades de trânsito”, informa o Serpro.
O diretor de comunicações da Uber o Brasil, Fabio Sabba, explica que o acordo melhora a segurança do app. “Acreditamos que por meio da tecnologia conseguiremos oferecer recursos de segurança cada vez mais robustos de forma escalável. A integração com um parceiro com a expertise do Serpro e as informações do Denatran permitirá que os nossos critérios de qualidade e segurança sejam aplicados cada vez com maior eficiência e rapidez”, afirmou.
Segundo explica o aplicativo, os motoristas cadastrados na Uber, antes de começar a conduzir passageiros, passam por uma checagem de antecedentes criminais, em processo realizado por uma empresa especializada. A partir dos documentos fornecidos para registro na plataforma, a empresa consulta diversos bancos de dados oficiais e públicos de todo o país, em busca de apontamentos criminais antes do profissional começar a dirigir utilizando o app.
A empresa informa que pelo menos uma vez a cada 12 meses realiza rechecagens dos motoristas já aprovados. E ocasionalmente o aplicativo pede, aleatoriamente, para que os motoristas parceiros ‘tirem uma selfie’ antes de aceitar uma viagem ou de entrar on-line.