
A Unimed confirmou um “incidente pontual” em seu sistema de comunicação, identificado em março de 2025, mas negou que tenha ocorrido vazamento de dados sensíveis de clientes, médicos ou profissionais de saúde.
Em nota ao Convergência Digital, “a Unimed do Brasil informa que apurou um incidente pontual, identificado em março de 2025 e prontamente resolvido, sem evidências, até o momento, de ter ocorrido qualquer vazamento de dados sensíveis de clientes, médicos cooperados ou profissionais de saúde. A investigação aprofundada permanece em andamento”.
Segundo divulgado por Cybernews, o mencionado incidente teria afetado o sistema de comunicação Kafka e o chatbot “Sara” e que sua equipe teria “interceptado mais de 140.000 mensagens enviadas pelo recurso de chat da Unimed”, citando 14 milhões de clientes potenciais.
A Unimed Brasil diz que “a ferramenta em questão é uma integração entre o aplicativo móvel e o serviço de chat utilizado por três cooperativas, exclusivamente para comunicação entre beneficiário e operadora, com interações limitadas à pesquisa de rede credenciada e solicitações administrativas. O chat não possui qualquer serviço assistencial nem permite a troca direta entre médicos e pacientes”.
Reforça, ainda, que “o Sistema Unimed é formado por 340 cooperativas médicas e empresas independentes. Dessa forma, essa ocorrência isolada não se reflete no Sistema” e que “o ambiente envolvido não é um repositório de dados, tampouco mantém o histórico das interações e não tem capacidade para suportar o volume de mensagens alegado na divulgação”.