Urgência para o compartilhamento de dados nos negócios digitais
De acordo com o Gartner, os líderes de análise de dados têm uma missão para os próximos três anos: institucionalizar a confiança no uso dos dados para a geração de valor ao negócio.
Há uma urgência no always share data (sempre compartilhe dados, em inglês) para acelerar o valor dos negócios digitais, sejam públicos ou comerciais, muito em função do impacto da pandemia de Covid -19 e dos conflitos globais que ficam mais acirrados no mundo, sustenta o Gartner.
Para a consultoria, ainda este ano, os times de análise de ados precisam atuar em três pontos estratégicos: ativar o dinamismo e a diversidade; aumentar o foco em pessoas e decisões e institucionalizar a confiança. Segundo o Gartner, até 2026, as métricas de confiança automatizadas substituirão a maioria dos processos, reduzindo o risco de compartilhamento de dados pela metade em relação ao que vemos hoje.
No segundo ponto, aumentar foco em pessoas e decisões, o ponto mais complexo: é prioridade investir na alfabetização de dados para lidar com a escassez de talentos, mas não será uma tarefa simples e desafiará empresas, governos e academia nos próximos três anos.
No último item em destaque – institucionalizar a confiança, a consultoria diz que a inteligência artificial está se tornando mais popular, mas a maioria das empresas não consegue interpretar ou explicar o que seus modelos estão fazendo. E aqui o Gartner faz uma advertência: é preciso agir para evitar a falta de confiança na tecnologia. A recomendação é que empresas adotem práticas práticas auditáveis em IA capazes de garantir confiança, transparência e proteção ao consumidor.