CarreiraMercado

USP vai ensinar Python e Scratch de graça para meninas nas férias

Iniciativa é online e é voltada para quem já concluiu ou está cursando o ensino médio; aulas começam dia 5 de janeiro.

Quem já concluiu ou está cursando o ensino médio e se identifica com o gênero feminino ou não-binário pode participar de uma iniciativa totalmente online e gratuita da USP que ensinará os primeiros passos no universo da programação durante as férias de janeiro. É o curso Meninas Programadoras Multidisciplinar, que está com inscrições abertas até dia 21 de dezembro.

Com uma proposta acolhedora e colaborativa, o curso acontecerá de 5 a 31 de janeiro de 2026. As aulas ao vivo serão realizadas às terças e quintas-feiras, das 15 às 17 horas, enquanto as monitorias ocorrerão diariamente, garantindo acompanhamento contínuo às participantes ao longo de toda a formação. Ao longo do mês, as alunas terão contato com as linguagens de programação Python e Scratch, e poderão desenvolver projetos práticos que dialogam com temas de diversidade e inclusão.

De acordo com a professora Maria da Graça Pimentel, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, a proposta vai além do ensino técnico. As atividades incluem rodas de conversa síncronas, planejadas para se tornarem espaços de troca sobre trajetórias, desafios e possibilidades na área de tecnologia.

Ao final do curso, as participantes que cumprirem os requisitos receberão um certificado de extensão da USP, com carga horária de 40 horas. Informações completas sobre o curso estão disponíveis em https://icmc.usp.br/e/zn21x, e as inscrições podem ser realizadas pelo sistema Apolo da USP, por meio deste link: https://icmc.usp.br/e/ypqpx.


Botão Voltar ao topo