
No primeiro trimestre foram mais de 40,6 milhões de suspeitas de fraude no e-commerce brasileiro. Em comparação com o mesmo período do ano passado, foi registrado um aumento de 117,54% no valor das tentativas de fraude bloqueadas por tecnologia antifraude, com ticket médio de R$2.231,30 – um aumento de 143,9% em relação ao último ano. Os dados são de estudo feito pela Equifax Boavista.
O levantamento reporta um aumento de 34,17% no valor total dos pedidos analisados sob suspeita de fraude, no comparativo com o primeiro trimestre do ano anterior. Contudo, os dados mostram que houve uma queda de 17,12% no número nos casos suspeitos de fraude, movimentando também para baixo o total de compras aprovadas (queda de 17,39%).
Mesmo com queda no volume das suspeitas, o valor total de transações liberadas após análise e filtro de tecnologia antifraude teve crescimento de 22,01%, com ticket médio de R$402,43, com um aumento de 47,7% em relação ao primeiro trimestre de 2024.
“O valor de fraudes bloqueadas no e-commerce mais que dobrou no primeiro trimestre do ano, reforçando a crescente sofisticação dos criminosos. É um exemplo claro da importância do uso de soluções antifraude robustas para proteger empresas de e-commerce, os consumidores e a integridade do mercado”, explica Rogério Signorini, vice-presidente de Produtos e Pré-Vendas da Equifax BoaVista.