Mercado

Venda global de PCs teve em 2023 seu pior ano em 17 anos

As remessas mundiais de PCs totalizaram 63,3 milhões de unidades no quarto trimestre de 2023, um aumento de 0,3% em relação ao quarto trimestre de 2022, de acordo com resultados preliminares apurados pelo Gartner. No ano, as remessas de PCs atingiram 241,8 milhões de unidades em 2023, uma redução de 14,8% em relação a 2022. Isso marca a primeira vez que o volume de remessas caiu abaixo de 250 milhões desde 2006, quando 230 milhões de unidades foram enviadas.

“O mercado de PCs atingiu o fundo do seu declínio após um ajuste significativo”, disse Mikako Kitagawa, Diretor Analista do Gartner. “Os estoques foram normalizados no quarto trimestre de 2023, um problema que assolava o setor há dois anos. Este crescimento sútil do período sugere que a procura e a oferta estão finalmente equilibradas. No entanto, esta situação provavelmente mudará devido ao aumento previsto dos preços dos componentes em 2024, bem como às incertezas geopolíticas e económicas”, reforça o analista.

Mikako Kitagawa revelou, no entanto, que apesar dos desafios, todos os seis principais fornecedores (HP, Dell, Apple, Lenovo, Acer e Asus na ordem de remessas) mantiveram a sua posição sem ganhos ou perdas de participação notáveis e se mostrou otimista para 2024. “Acredito que o segmento vai retomar o seu crescimento”, pontuou o analista do Gartner.

Não houve mudanças nas classificações dos seis principais fornecedores no quarto trimestre de 2023. No entanto, houve resultados mistos no desempenho. Lenovo, HP, Apple e Acer registraram crescimento ano após ano, enquanto Dell e ASUS mostraram declínio. O Gartner não revela dados das vendas de PCs na América Latina nesse estudo global.


Botão Voltar ao topo