Mercado

Vendas de informática e comunicação puxam bom janeiro para varejo

Ainda em flutuação, o varejo brasileiro teve um desempenho melhor em janeiro, quando cresceu 0,4%, depois da queda de 2,1% em dezembro. Nesse resultado, com números positivos em sete das oito atividades pesquisadas pelo IBGE, o segmento de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação foi o que apresentou o melhor desempenho: alta de 8,2%.

Na leitura do IBGE, porém, o alento é pouco para compensar as quedas recentes desse segmento – em dezembro, o setor de informática e comunicação despencara 6,5%, em cima de uma queda de 0,4% um mês antes, em novembro de 2018.

Ou seja, a comparação com janeiro de 2018 mostra que o segmento de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação cresceu 1,6%. No entanto, o acumulado nos últimos doze meses ficou praticamente estável em dezembro (0,1%), tendo recado (-0,2%) em janeiro.

“Depois de um novembro muito alto e um dezembro muito baixo, o comércio parece ter encontrado o seu ponto de equilíbrio. O ritmo do comércio é lento e gradual como o da economia como um todo”, afirmou a gerente da pesquisa mensal do comércio, Isabella Nunes.


Botão Voltar ao topo