Mercado

Vendas de informática e comunicação puxam varejo para baixo

O volume de vendas do comércio recuou 0,5% em agosto, enquanto a receita nominal teve variação de -0,1%, ambos frente a julho, segundo divulgou nesta quarta, 11/10, o IBGE. A queda no volume de vendas ocorreu após quatro meses de crescimento, período em que houve um ganho acumulado de 2,1%, e tem como destaque no mês o desempenho ruim do segmento de informática e comunicação. 

Segundo a pesquisa, no mês, os equipamentos e material para escritório, informática e comunicação foram a principal influência negativa, com queda de 6,7%, seguido de tecidos, vestuário e calçados (-3,4%); livros, jornais, revistas e papelaria (-3,1%); combustíveis e lubrificantes (-2,9%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-0,5%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,4%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,3%).

Sobre o mês de agosto de 2016 houve variação positiva de 1%, a quinta nesse tipo de comparação. Mas para períodos mais longos, as taxas foram: -0,4% acumulado de janeiro a agosto de 2017 e -2,8% nos últimos 12 meses. De acordo com o IBGE, a pesquisa apresenta uma base deprimida de comparação. Além disso, há alguma redução da taxa média de juros no crédito às pessoas físicas.

Botão Voltar ao topo