Vendas globais de PCs e smartphones cairão em 2017
As remessas mundiais de computadores, tablets e smartphones deverão exceder 2,3 bilhões de unidades em 2017, um declínio de 0,3% em relação a 2016, segundo projeção da consultoria Gartner. A perspectiva é de que o mercado volte a crescer em 2018, com um aumento de 1,6% nas remessas.
A avaliação é de que, no geral, o crescimento de remessas de dispositivos está estável pela primeira vez em muitos anos, com os embarques de PCs ligeiramente mais baixas, enquanto os de smartphones um pouco maiores.
As remessas de PCs estão em ritmo de queda de 3% em 2017, mas a taxa de declínio é menor do que nos últimos anos, atenuada pela compra de substituição do Windows 10. Os preços de componentes como memória DRAM e discos rígidos SSD continuam a aumentar. Mas esse impacto será reduzido para os compradores, já que os fabricantes absorvem parte do custo em suas margens, com receio de possível redução de sua participação em um mercado competitivo.
As remessas globais de smartphones crescerão 5% em 2017, atingindo aproximadamente 1,6 bilhão de unidades. Os gastos dos usuários finais continuam a mudar de telefones utilitários de baixo custo para smartphones “básicos” e “premium” com preços mais elevados. O mercado de smartphones agora é mais dependente de novos dispositivos que oferecem algo diferente, uma vez que os usuários estão ampliando seus ciclos de compras e precisam ser atraídos para a substituição.
O crescimento contínuo de smartphones premium neste ano será altamente dependente da edição de aniversário do iPhone da Apple, que deve trazer atualizações de design e de funções mais profundas do que as últimas versões.
O mercado de smartphones “básicos” deverá registrar 686 milhões de remessas em 2017, um aumento de 6,8% em relação a 2016.