Vendas globais de smartphones crescem 12% no 2º tri
O mercado mundial de smartphones cresceu forte no segundo trimestre de 2024, com as remessas atingindo 288,9 milhões de unidades, alta de 12%. O mercado cresceu durante três trimestres consecutivos, impulsionado por iniciativas de inovação de produtos e melhorias nas condições de negócios. Os números são da Canalys.
Apesar de um modesto aumento de 1% nas remessas, a Samsung manteve a pole position com 53,5 milhões de unidades vendidas. Suas linhas de produtos de alta qualidade continuaram a impulsionar o crescimento do valor, enquanto a renovada série 5G A manteve os números gerais.
A Apple ficou em segundo lugar com 45,6 milhões de unidades, impulsionada pela América do Norte e nos mercados emergentes da APAC. A Xiaomi, com suas ofertas de produtos competitivas, seguiu de perto com remessas de 42,3 milhões de unidades para atingir uma participação de mercado de 15%. Voltando ao quarto lugar, a vivo vendeu 25,9 milhões de unidades, com uma participação de mercado de 9%. A Transsion ficou em quinto lugar, despachando 25,5 milhões de unidades e conquistando uma participação de mercado de 9%.
“No segundo semestre de 2024, a Apple e a Samsung irão se concentrar na solidificação das suas estratégias de longo prazo nos mercados maduros, enquanto outras marcas esperam aumentar as vendas nos mercados emergentes, tendo abastecido canais em antecipação a custos operacionais mais elevados”, aponta a Canalys.
“No segundo trimestre, a Europa e a América do Norte registraram aumentos significativos de volume, à medida que os fornecedores ampliavam estoques para as próximas temporadas de vendas de fim de ano. A Samsung irá inevitavelmente se concentrar na integração do ecossistema Galaxy para criar propostas de valor fortes para os consumidores através das suas principais ofertas com funcionalidades exclusivas GenAI. A Apple procurará acelerar a substituição nestes mercados através de uma estratégia de IA, com modelos híbridos, maior privacidade e funcionalidades Siri personalizadas.
A trajetória de crescimento da Grande China reflete agora os mercados globais, impulsionada pela melhoria das condições macroeconômicas e pela renovada confiança empresarial entre canais e marcas de smartphones. No mercado interno, as marcas chinesas locais utilizarão os recursos GenAI para se destacarem no segmento premium, com o objetivo de captar o aumento dos gastos de alta qualidade e aplicar estratégias de sucesso em todo o mundo.
“Todas as principais regiões cresceram no segundo trimestre, mas manter produtos competitivos se tornará cada vez mais desafiador”, disse Toby Zhu, analista sênior da Canalys. “Desde o final do primeiro trimestre, os fornecedores consumiram os estoques restantes de componentes de baixo custo. Isto representará um desafio para as marcas do mercado de massa, uma vez que a procura por especificações competitivas, como armazenamento, telas e câmaras melhorados, continua elevada. Para navegar nesta situação, as marcas emergentes devem refinar as estratégias regionais e otimizar o investimento no retalho para equilibrar a expansão do mercado sob elevados custos operacionais. O gerenciamento eficaz do inventário do canal é vital para evitar interrupções nos preços e perdas operacionais. Após uma prolongada recessão do mercado, manter a saúde operacional continua a ser uma prioridade para marcas e canais.”
“Apesar da demanda sazonal no segundo semestre do ano, é improvável que o mercado de smartphones registre um crescimento de dois dígitos em todo o ano de 2024”, disse Zhu. “No curto prazo, o segmento impulsionador de volume enfrenta desafios operacionais, mas os fornecedores de smartphones devem aumentar a sua competitividade na segunda metade do ano através de um planeamento de produtos regionais direcionados. Os consumidores e os parceiros de canal adaptaram-se às promoções e aos produtos com boa relação custo-benefício no frágil ambiente económico dos últimos dois anos.
No geral, o mercado de smartphones deverá crescer na casa de um dígito médio em 2024, impulsionado pela recuperação dos níveis de inventário, pela flexibilização das restrições às importações e por um melhor clima econômico. Em 2025, com a procura dos consumidores a permanecer incerta, especialmente em mercados maduros, os fornecedores devem se concentrar em fornecer experiências inovadoras de smartphones para atrair compradores de atualizações, construir uma imagem de marca distinta e fortalecer as operações locais para aproveitar as oportunidades emergentes.”