
A Vivo ativou a rede 5G Advanced, já disponível na região central de Brasília, e na Mega Store do Barra Shopping, no Rio de Janeiro. Operadora diz ser a primeira no Brasil a usar a tecnologia, que amplia a experiência de navegação oferecida aos clientes. A Huawei é a fornecedora da tecnologia.
A empresa prevê expandir a cobertura para novas áreas ao longo do ano. Entre os diferenciais do 5G Advanced, estão maior velocidade, eficiência no consumo de energia e suporte a aplicações em ascensão, como inteligência artificial e experiências imersivas. A rede alcança picos de velocidade de 2 Gbps, permitindo aos usuários realizar downloads e utilizar aplicações digitais de forma mais ágil.
“Essa ativação representa a liderança da Vivo em antecipar o futuro, focando em evoluções tecnológicas que aprimoram a experiência de nossos clientes”, afirma Viviane Moura, diretora de produtos B2C da Vivo.
Na prática, o 5G Advanced, na Vivo combina espectros de 3,5 GHz, 2,3 GHz e 2,1 GHz, o que resulta em ganhos de velocidade e cobertura superiores ao 5G. A tecnologia também evolui sua latência, a eficiência da rede e a capacidade de conectar ainda mais dispositivos de forma simultânea.
A diferenciação de serviços por meio do fatiamento de rede (network slicing) se destaca como um de seus principais pilares. Esse recurso cria “fatias” dedicadas para categorias específicas de uso, permitindo personalização de tráfego e priorização de aplicações críticas. Essa funcionalidade já está disponível em soluções ao mercado corporativo.
“Com o 5G Advanced, evoluímos continuamente nossa infraestrutura, preparando a rede para atender pessoas e empresas em diferentes necessidades de uso”, finaliza Elmo Matos, diretor de Core e Rede Móvel da Vivo.
Para degustar o 5G Advanced, o cliente da Vivo precisa ter um plano móvel da Vivo, um aparelho compatível com a tecnologia 5G SA e agregação de frequências, além de chip habilitado. A substituição do chip físico pelo eSIM (chip virtual) pode ser feita gratuitamente pelo app Vivo.