
O Wi-Fi está entrando em uma nova e poderosa fase de crescimento, com o Wi-Fi 7 escalando rapidamente enquanto as bases para o Wi-Fi 8 e mmWave são estabelecidas, aponta o Relatório da Indústria WBA 2026, da Wireless Broadband Alliance.
O estudo estabelece ainda que da mesma forma, as frequências de 6 GHz, Wi-Fi HaLow e mesh estão estendendo a cobertura confiável de residências a fábricas e cidades inteligentes, enquanto serviços de despacho, fibra, satélite e LEO em voo estão transformando o Wi-Fi em uma estrutura de conectividade onipresente e de nível de operadora que sustenta tanto o 5G hoje quanto o 6G amanhã.
“É evidente que o Wi-Fi está se tornando fundamental como a espinha dorsal digital dos negócios modernos. Do Wi-Fi 7 e 6 GHz ao Wi-Fi HaLow e OpenRoaming, estamos vendo a rápida inovação se transformar em implementações reais que melhoram a experiência do usuário, desbloqueiam novos serviços, geram novas receitas e reduzem custos para operadoras e empresas”, afirma o CEO da WBA, Tiago Rodrigues.
A entidade projeta para 2026:
- Adoção do Wi-Fi 7 deve acelerar: Em 2025, a adoção do Wi-Fi 7 pela indústria ganhou força rapidamente, com consumidores e empresas ansiosos para aproveitar a banda de espectro de 6 GHz e os novos recursos avançados do padrão. Refletindo esse forte interesse no Wi-Fi 7, as remessas de pontos de acesso (APs) compatíveis com o padrão aumentaram de 26,3 milhões em 2024 para um total projetado de 66,5 milhões em 2025. A ABI Research prevê que essa transição para o Wi-Fi 7 se acelerará ainda mais em 2026, com uma previsão de remessas anuais de 117,9 milhões de APs Wi-Fi 7.
- A tecnologia Standard Power de 6 GHz ganhará ainda mais força: A tecnologia Standard Power (SP) de 6 GHz teve um início difícil, com certificações regulatórias prolongadas e opções de infraestrutura limitadas. Agora que há maior clareza sobre o cenário regulatório da SP de 6 GHz e que uma seleção mais ampla de equipamentos compatíveis com SP de 6 GHz surgiu, esperamos que 2026 registre uma aceleração nas implantações da SP de 6 GHz. Grandes espaços públicos, instituições de ensino e o setor industrial serão os principais adotantes da tecnologia. Também prevemos que outros órgãos reguladores tomarão medidas para autorizar a banda larga de 6 GHz em 2026.
- Surgimento dos primeiros protótipos do Wi-Fi 8: Embora o padrão oficial do Wi-Fi 8 (802.11b) não seja finalizado por vários anos, vimos a primeira leva de chipsets Wi-Fi 8 sendo apresentada no final de 2025. Esperamos que isso seja seguido, em 2026, por uma gama mais ampla de anúncios de chipsets Wi-Fi 8 e pela apresentação de muitos protótipos iniciais de pontos de acesso Wi-Fi 8. Alguns protótipos desses pontos de acesso Wi-Fi 8 serão apresentados no início do ano, no Mobile World Congress 2026, maior evento de telecomunicações, que acontece no começo de março, em Barcelona.
- O descarregamento de Wi-Fi ganha destaque com o OpenRoaming: Uma série de tendências impulsionará os investimentos em descarregamento de Wi-Fi em 2026. Para as operadoras de telefonia móvel, o desafio de lidar com o tráfego cada vez maior em suas redes celulares, juntamente com a necessidade de melhorar a experiência de conectividade para seus clientes, as levará a expandir seus recursos de descarregamento de Wi-Fi. Muitas cidades inteligentes, por outro lado, buscarão aproveitar o descarregamento de Wi-Fi para fornecer conectividade gratuita e contínua a moradores e turistas, além de viabilizar uma série de novos aplicativos, desde tráfego inteligente até prevenção de desastres. Avanços adicionais no OpenRoaming em 2026 ajudarão a impulsionar ainda mais essa tendência.
- O impulso do Wi-Fi HaLow acelera: Após muitos testes bem-sucedidos da WBA, 2025 foi o ano em que o Wi-Fi HaLow realmente se consolidou e a comercialização da tecnologia começou a ganhar escala. Ao longo do ano, vimos inúmeros anúncios de novos chipsets e infraestrutura, juntamente com o sucesso da primeira Cúpula Global Wi-Fi HaLow e o lançamento de um novo programa de marketing para Wi-Fi HaLow pela Wi-Fi Alliance. Esperamos que o ímpeto em torno do Wi-Fi HaLow continue em 2026. Isso incluirá anúncios adicionais de produtos e implantações interessantes que demonstram as aplicações práticas da tecnologia.
- Maior clareza sobre como o Wi-Fi e o 6G irão convergir: A declaração de visão da WBA para o 6G destaca como o futuro padrão 3GPP será construído em torno de uma colaboração com o Wi-Fi e no aproveitamento de ambas as tecnologias para alcançar a maior relação custo-benefício e eficiência operacional. À medida que a indústria de telefonia celular começa a se preparar gradualmente para o 6G ao longo de 2026, esperamos obter mais esclarecimentos sobre a natureza exata da colaboração entre 6G e Wi-Fi.




