
O segmento empresarial de redes locais sem fio (WLAN) registrou crescimento de 7% no quarto trimestre de 2024 em comparação anual, sinalizando uma recuperação do mercado. Dados do relatório da Dell’Oro Group apontam que a adoção do padrão Wi-Fi 7 saltou para 11% dos pontos de acesso internos, com Huawei, HPE e H3C aumentando sua participação nesse segmento.
“O ano de 2024 foi o pior para o mercado WLAN em mais de duas décadas, com queda mais acentuada do que durante a crise econômica de 2009”, afirmou Siân Morgan, diretora de pesquisa da Dell’Oro Group. “Porém, os efeitos da pandemia de COVID-19 estão diminuindo, e projetamos crescimento de dois dígitos em 2025.”
Segundo a analista, a migração para os padrões Wi-Fi 6E e Wi-Fi 7 está impulsionando a recuperação. “Huawei e H3C lideraram o mercado inicial de Wi-Fi 7, mas no quarto trimestre já identificamos vendas empresariais desse padrão em mais de 11 fabricantes. Esperamos que a adoção rápida do Wi-Fi 7 continue em 2025”, completou Morgan.
Ainda segundo o relatório, CommScope, HPE e Ubiquiti registraram crescimento de dois dígitos em receitas WLAN na comparação anual. Entretanto, as entregas para China, Oriente Médio e África recuaram, pressionando o volume global abaixo do nível do quarto trimestre de 2023.
A Huawei mantém a liderança em entregas de Wi-Fi 7, mas sua posição pode ser contestada com a expectativa de que a Cisco comece a vender pontos de acesso com essa tecnologia no início de 2025.
Um fator de incerteza para o mercado é a ação do Departamento de Justiça dos EUA contra a HPE, que busca bloquear a aquisição da Juniper. O argumento central – de que o mercado WLAN já estaria muito concentrado – cria dúvidas sobre o futuro do segmento de redes sem fio gerenciadas em nuvem pública.