Xeque-mate? Meta investe bilhões em chips de IA do Google para abalar Nvidia
De acordo com rumores de mercado, a dona do Facebook, Instagram e WhatsApp começaria esse aporte já em 2026.

A Meta Platforms, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, está em negociações com o Google para investir bilhões de dólares em chips da Alphabet para uso em seus data centers a partir de 2027, informou o The Information. Essa medida, se concretizada, redesenha o cenário da TI mundial e da própria Inteligência Artificial, uma vez que colocaria o Google como um sério concorrente da gigante de semicondutores Nvidia.
As negociações, informa a reportagem, também envolvem o aluguel de chips da Google Cloud pela Meta já em 2026 e fazem parte de um esforço mais amplo do Google para incentivar os clientes a adotarem suas unidades de processamento de tensores (TPUs) — usadas para cargas de trabalho de IA — em seus próprios data centers.
A medida representaria uma mudança na estratégia atual do Google de usar TPUs apenas em seus próprios data centers e poderia expandir drasticamente o mercado para seus chips, colocando a empresa em concorrência direta pelos bilhões de dólares investidos em processadores de data center para alimentar serviços de IA. A jogada de xadrez seria ideal para beneficiar Google Cloud, que poderia capturar até 10% da receita anual da Nvidia, uma fatia que vale bilhões de dólares, de acordo com o relatório.
Fechar um acordo de chips com a Meta, uma das maiores clientes da Nvidia, com gastos planejados de até US$ 72 bilhões este ano, representaria um grande feito para o Google — que já é um dos maiores vencedores do boom da IA generativa graças a um aumento na demanda por seus serviços em nuvem por parte de empresas que adotam a tecnologia. Procuradas pela Reuters, Aphabet, Meta e Nvidia não responderam.
O desafio do Google não é simples, hoje, mais de 4 milhões de desenvolvedores em todo o mundo dependem da plataforma de software CUDA da Nvidia para criar IA e outros aplicativos.





