Contact centers: cinco recursos que você precisa agora
Os anos passam rapidamente. Nossas vidas, trabalho, tecnologia – tudo pode evoluir em um período surpreendentemente curto. Considere a sua experiência ao entrar em contato com uma empresa para serviços há uma década – provavelmente era por telefone … e a central de atendimento respondeu que você esperasse em uma fila antes de inserir etapas repetíveis para atender a cada interação.
Agora, avance dez anos – e considere todos os recentes avanços comuns no contact center atual: IA, assistentes virtuais, processamento de linguagem natural, automação robótica – estas são apenas algumas das tecnologias mais recentes que remodelaram a forma como o trabalho é realizado. As aplicações de contact center permitem que as marcas atendam proativamente seus clientes com mais eficiência.
No período de 2010 a 2020, além do impacto da Internet uma década antes, esse período pode ser considerado um dos mais inovadores para o contact center de todos os tempos à medida que elevou o nível de eficiência operacional, abriu a porta para novas oportunidades de receita e identificou experiência do cliente (CX) como um diferencial importante para a lealdade do cliente a longo prazo.
E se você considerar como os contact centers evoluíram – do físico ao virtual, do manual ao automatizado e do analógico ao digital – essa evolução abriu caminho para o contact center se tornar um verdadeiro centro de engajamento digital do cliente, descobrindo novas maneiras de atender proativamente clientes em um mundo digital primeiro.
Agora uma questão: Quais são os 5 principais recursos de contact center que você precisa agora para ficar à frente?
No relatório anual “Critical Capabilities for the CRM Customer Engagement Center” do Gartner, ele destaca vários recursos essenciais que devem ser mantidos à frente da curva para oferecer um ótimo atendimento ao cliente. Esses incluem:
1.Inteligência artificial para suporte em tempo real: Detectar as necessidades do cliente em um dado momento é possível ter uma atitude proativa, gerando mais valor para o cliente e para a empresa.
2. Automação de resultados, não apenas tarefas: idéias e decisões em tempo real da IA são inestimáveis. Mas o mesmo acontece com o trabalho. É por isso que a automação de ponta a ponta é vital para ajudar as organizações de serviços a se tornarem mais eficientes operacionalmente depois que você decide quais as ações a serem tomadas em cada engajamento.
3. Engajamento digital: a capacidade de interagir com os canais digitais para se comunicar com os canais preferidos dos seus clientes é certamente importante – mas apenas com uma experiência unificada e omnichannel. Com um cérebro digital centralizado por trás de cada interação, as empresas podem evitar o efeito do canal em silos que transborda quando o contexto é necessário para permanecer intacto durante escalações ou trocas gerais de canais.
4. Gerenciamento dinâmico de casos: orquestrar o trabalho real entre os canais com o gerenciamento completo de casos do começo ao fim fornece a visibilidade e a responsabilidade necessárias em toda a jornada de serviço.
5. Gerenciamento de conhecimento contextual: captura desse conhecimento em sua organização de serviço e comunidade de clientes com uma solução centralizada de gerenciamento de conhecimento e solução de problemas para permitir que seus agentes (e clientes) encontrem respostas contextuais rapidamente a problemas comuns.
Os clientes merecem experiências personalizadas e intuitivas sempre que entrarem em contato com uma empresa para obter serviços. E não é uma tarefa fácil acompanhar o ritmo de todos os novos canais e tendências tecnológicas.
Em vez de adicionar todos os novos canais de comunicação existentes, sua organização de serviços precisa se adaptar mais rapidamente e adotar processos e tecnologias mais avançadas no back-end – como os cinco principais recursos acima. Isso ajudará as organizações a mudarem de uma abordagem centrada no canal e em silos para serem realmente centradas e se tornarem proativamente mais próximas das necessidades dos seus clientes.
*Dagoberto de Freitas é Executivo de Clientes Sênior na Pegasystens