Opinião

Inovação: sem receita ‘matadora’

Pode até soar controverso, mas uma empresa inovadora não é aquela que tem uma área de inovação. O disruptivo acontece quando as pessoas – do estagiário ao C-Level – buscam uma cultura diversa e abrem as portas para uma mentalidade diferente e inovadora.

Com mais de 12 anos de experiência trabalhando com Inovação Corporativa (no ecossistema brasileiro de startups) e à frente de uma Corporate Venture, posso dizer que não existe receita pronta para que uma empresa se torne inovadora do dia para a noite. Entretanto, os CEO’s, diretores e líderes precisam enxergar novas possibilidades e oportunidades em cada processo. A tecnologia muda constantemente e, se não houver o exercício diário, não será possível aplicar a inovação na prática.

É preciso também que exista um esforço inovador já na estratégia. Gosto muito de usar o design thinking como exemplo de metodologia que me leva além do que é esperado. Uma empresa inovadora exige que todas as áreas estejam integradas e caminhando na mesma direção; a cultura precisa ser transformada e a transformação começa de dentro para fora.

Assim, como a Transformação Digital. A partir do momento que todos estejam imersos na cultura de inovação podemos começar a criar e desenvolver áreas específicas para evoluir essa frente. Meu propósito profissional é acelerar os negócios dos clientes e das empresas aprimorando o ecossistema de inovação aberta, investindo em startups de scale-up B2B e na estratégia go-to-market. Já meu propósito pessoal é fortalecer o protagonismo feminino na comunidade.

Para chegar até aqui, precisei entender como me diferenciar no setor tecnológico, ainda predominantemente masculino – e arriscar, cavando oportunidades para conquistar o desconhecido. Nessa jornada, entendi que ouvir as pessoas é muito importante e que a base para qualquer solução inovadora é entender onde começa e onde termina a dor do cliente, a fim de entregar inovação com resultado.


Não ter medo de deixar sua marca é essencial. O mercado de inovação exige uma postura propositiva, ousada e fora do comum. Você, mulher, pode ocupar espaços e posições onde quiser. Mostre suas diferenças e competências para que a diversidade lidere.

Armandina Formoso é Head do Innovation Hub, Corporate Venture da BRQ Digital Solutions.

Botão Voltar ao topo