Opinião

O interesse pelo reconhecimento facial da IA

Imagina se existisse uma câmera que pudesse capturar a foto de um rosto e que combinasse o reconhecimento do mesmo e, ao mesmo tempo, conseguisse interpretar o que se passa no “recôndito da alma” desse rosto e fizesse a “análise da emoção” dela. Isso já existe? Sim já existe e estamos falando da utilização de algoritmos de Inteligência Artificial (IA) [1] para fazer o reconhecimento facial [2-3] e ao mesmo tempo fazer a “análise da emoção” (“emotion analytics”) que na literatura também é tratada como “Computação Afetiva” (ou “Affective Computing”) [4-5]. Essa combinação de alta “octanagem” da IA está dando o que falar no mercado mundial e começa a ser utilizada em diversas aplicações inovadoras em vários segmentos de negócios.

O grande “boom” atual do reconhecimento facial está associado com a tecnologia de Deep Learning [6] da IA que permite o reconhecimento de padrões. Uma tarefa desafiadora no passado foi a detecção de rostos e suas características como olhos, nariz, boca e, até mesmo, derivar emoções de suas formas. Esta tarefa pode ser agora “magicamente” resolvida através do Deep Learning e qualquer adolescente talentoso pode implementá-la em algumas horas [7]. Para maiores detalhes do reconhecimento facial ver as referências [2] e [8].

A seguir destacamos algumas aplicações inovadoras do reconhecimento facial que estará cada vez mais disseminado com o passar do tempo, a saber:

Segurança

A China está combinando a tecnologia de reconhecimento facial com a tecnologia de “data analytics”. A polícia com ajuda de empresas de IA estão utilizando tecnologias avançadas para identificar e prender suspeitos antes deles cometerem atos criminosos.


A empresa de reconhecimento facial Cloud Walk vem testando um sistema na China que utiliza os dados sobre os movimentos e o comportamento dos indivíduos – por exemplo, visitas a lojas onde armas são vendidas – para avaliar suas chances de cometerem um crime. O software da Cloud Walk avisa à polícia quando o risco de um crime de um cidadão se torna perigosamente alto, permitindo então que a polícia intervenha.

Para maiores detalhes sobre esse tema ver as referências [9-10].

Um outro país que está investindo na utilização de reconhecimento facial para coibir a criminalidade é o Reino Unido. Ver referência [11].

Varejo

Uma outra área bastante promissora para utilização do reconhecimento facial é o Varejo. Aqui essa tecnologia vai trazer uma grande colaboração para a modernização para as atividades – tanto online no ecommerce como nas lojas – desse segmento.

A tecnologia de reconhecimento facial vai invadir as lojas varejistas de grande e médio porte e trazer diferenciação de ofertas para os clientes, bem como, aumentar a segurança pois poderá ser usada para o reconhecimento automático de “ladrões varejistas” para países que têm legislação que permite essa tarefa [12].

Várias aplicações inovadoras vão emergir no mercado varejista alavancadas pela tecnologia de reconhecimento facial. Entre elas destacamos a da “vitrine eletrônica” que propicia conhecimento de “data analytics” para estimular as vendas no varejo [13].

A modernização do varejo está progredindo em grande velocidade. O comércio online está se tornando um grande negócio e a competição e a voracidade da Amazon está deixando o pessoal do varejo de “cabelo em pé” – inclusive no Brasil. O “Amazon Effect” ainda vai dar muito que falar. Somente nos EUA, o mercado online está crescendo rapidamente e as lojas de “’tijolo” estão fechando uma atrás da outra [14].

Grandes players também estão apostando na tecnologia de reconhecimento facial. A Amazon está investindo para automatizar os seus processos de compra em lojas físicas [15-17].

Além da Amazon, um outro grande player do varejo americano que está também apostando na tecnologia de reconhecimento facial é o Walmart que está utilizando essa tecnologia para identificar clientes insatisfeitos no momento do pagamento através da análise de emoção utilizando a IA [18]. O uso da análise da emoção dos clientes será algo predominante no varejo online e na loja física [19].

Um outro movimento alavancador dessa tecnologia vem da China que tem muito interesse no reconhecimento facial para diversas aplicações. Agora ela começa a ser utilizada no varejo para pagamento nas lojas da KFC em parceria com uma empresa do grupo do gigante de eCommerce Alibaba [20-21].

A IA vai ter um papel preponderante no futuro do mercado varejista com todo o seu potencial de algoritmos criativos e inovadores [22-24]. Um exemplo dessa inovação é a busca “visual” de produtos utilizando fotos capturadas no smartphone ou na web. Um dos players interessados nesse nicho é o gigante eBay [25].

Dispositivos Móveis

Existe atualmente uma tendência em utilizar o reconhecimento facial para acessar dispositivos móveis com smartphones e tablets. Em breve, a face de uma pessoa será a “chave” para acessar todos dispositivos e não será mais necessário usar as senhas convencionais.

Essa evolução do acesso através da face vai se espalhar e no futuro terá outras aplicações como para entrar em uma residência, no cartão de crédito, no plano de saúde, nas companhias aéreas, entre outras.

Em termos de smartphones, uma das primeiras fabricantes a sinalizar o uso do reconhecimento facial nos smartphones foi a Apple. Ele irá utilizar a face para efetuar pagamentos na app Apple Pay no iPhone 8 que será lançado agora em setembro [26]. Especula-se que o reconhecimento facial também será utilizado para destravar o dispositivo iPhone 8.

E para proteger-se dos “acessos fakes” a partir da foto de uma determinada pessoa, algoritmos de “machine learning” para identificar se a pessoa é real já estão sendo implementados [26.1].

Seleção de Candidatos para Trabalho

Uma outra aplicação que começa a despontar no mercado é a utilização de análise da face para preenchimento de vagas de trabalho. A gigante Unilever do segmento de alimentos & bebidas está inovando na seleção de candidatos a vagas de trabalho e já começou a usar a IA para “análise” das características faciais dos proponentes de vagas de trabalho na corporação [27-28]. Apesar de todo o lado positivo da aplicação de reconhecimento facial, teme-se também a sua utilização para propagar formas de discriminação como étnica, gênero e outras mais [29-30].

Referências:

[1] Artificial Intelligence, Wikipedia
https://en.wikipedia.org/wiki/Artificial_intelligence

[2] Facial Recognition System, Wikipedia
https://en.wikipedia.org/wiki/Facial_recognition_system

[3] Face recognition using Deep Learning, Master Thesis, Sergio Escalera, 20.jan.2017
http://sergioescalera.com/wp-content/uploads/2017/02/TFM-Xavier-Serra.pdf

[4] Affective Computing, Wikipedia
https://en.wikipedia.org/wiki/Affective_computing

[5] Affective computing: How ‘emotional machines’ are about to take over our lives, The Telegraph, 15.jan.2016
http://www.telegraph.co.uk/technology/2016/01/21/affective-computing-how-emotional-machines-are-about-to-take-ove/

[6] Deep Learning, Wikipedia
https://en.wikipedia.org/wiki/Deep_learning

[7] Detecting facial features using Deep Learning, Medium, 02.aug.2017
https://medium.com/towards-data-science/detecting-facial-features-using-deep-learning-2e23c8660a7a

[8] White Paper: Face recognition using Deep Learning – Sergio Escalera [pdf] Jan 20, 2017
MASTER THESIS. Face recognition using Deep. Learning. Author: …… in general neuronal behavior, CNNs follow the same principles as …
http://sergioescalera.com/wp-content/uploads/2017/02/TFM-Xavier-Serra.pdf

[9] China seeks glimpse of citizens’ future with crime-predicting AI, Financial Times, 23.jul.2017
https://www.ft.com/content/5ec7093c-6e06-11e7-b9c7-15af748b60d0

[10] China is using AI to predict who will commit crime next, Mashable, 24.jul.2017
http://mashable.com/2017/07/24/china-ai-crime-minority-report/?utm_cid=mash-com-fb-main-link#wveYmAF55qqn

[11] UK police arrest man via automatic face recognition tech, ARS Technica, 06.jun.2017
https://arstechnica.co.uk/tech-policy/2017/06/police-automatic-face-recognition/?utm_content=buffer15e44&utm_medium=social&utm_source=twitter.com&utm_campaign=buffer

[12] Revealed: how facial recognition has invaded shops – and your privacy, The Guardian, 03.mar.2016
https://www.theguardian.com/cities/2016/mar/03/revealed-facial-recognition-software-infiltrating-cities-saks-toronto

[13] NEC to Showcase Facial Recognition Solutions for Retail at NRF16, Find Biometrics, 14.jan.2016
https://findbiometrics.com/nec-facial-recognition-nrf16-301143/

[14] Will the death of US retail be the next big short?, Financial Times, 16.jul.2017
https://www.ft.com/content/d34ad3a6-5fd3-11e7-91a7-502f7ee26895

[15] Amazon Snaps Up Image Recognition Startup, Fortune, 06.apr.2016
http://fortune.com/2016/04/06/amazon-snaps-up-image-recognition-startup/

[16] Amazon’s image recognition AI can identify your dog down to its breed, The Verge, 30.nov.2016
https://www.theverge.com/2016/11/30/13799582/amazon-rekognition-machine-learning-image-processing

[17] Amazon Go stores could watch, listen, and remember your every move, The Verge, 06.dec.2016
https://www.theverge.com/2016/12/6/13856158/how-amazon-go-stores-work-patent

[18] Walmart is developing a robot that identifies unhappy shoppers, Business Insider, 19.jul.2017
http://www.businessinsider.com/walmart-is-developing-a-robot-that-identifies-unhappy-shoppers-2017-7

[19] How retailers will use emotion AI — online and in store, Readwrite, 04.jul.2017
https://readwrite.com/2017/07/04/retailers-emotion-ai-online-store-dl1/?utm_content=bufferaa1c6&utm_medium=social&utm_source=twitter.com&utm_campaign=buffer

[20] KFC in China tests letting people pay by smiling, The Verge, 04.sep.2017
https://www.theverge.com/2017/9/4/16251304/kfc-china-alipay-ant-financial-smile-to-pay

[21] Alibaba debuts ‘smile to pay’ facial recognition payments at KFC in China, TechCrunch, 03.sep.2017
https://techcrunch.com/2017/09/03/alibaba-debuts-smile-to-pay/?utm_content=buffera216b&utm_medium=social&utm_source=twitter.com&utm_campaign=buffer

[22] Are AI And Machine Learning Killing Analytics As We Know It?, 26.JUL.2017
http://www.digitalistmag.com/digital-economy/2017/07/19/ai-machine-learning-killing-analytics-as-we-know-it-05223779

[23] AI and the retail store of the future, Venture Beat, 27.jul.2017
https://venturebeat.com/2017/07/27/ai-and-the-retail-store-of-the-future/

[24] How Retail Analytics Is Shaping Retail’s Future, Infographics
https://assets.cdn.sap.com/sapcom/docs/2017/05/e25192bb-ba7c-0010-82c7-eda71af511fa.pdf

[25] Ebay to launch visual search tools for finding products using photos from your phone or web, TechCrunch, 26.jul.2017
https://techcrunch.com/2017/07/26/ebay-to-launch-visual-search-tools-for-finding-products-using-photos-from-your-phone-or-web/?utm_source=ActiveCampaign&utm_medium=email&utm_content=Issue+53%3A+The+truth+behind+Facebook+s+AI+experiment+shutdown%2C+Disney+looks+to+facial+recognition+for+moviemaking%2C+The+story+behind+ImageNet&utm_campaign=Weekly+Newsletter+08+02+17+Issue+53

[26] iPhone 8’s Facial Recognition Feature To Be Used For Apple Pay Payments, IBT, 03.aug.2017
http://www.ibtimes.com/iphone-8s-facial-recognition-feature-be-used-apple-pay-payments-2573956?amp=1

[26.1] This AI Tries To Figure Out If You’re A Real Person, Forbes, 22.aug.2017
https://www.forbes.com/sites/aarontilley/2017/08/22/this-ai-tries-to-figure-out-if-youre-a-real-person/#27c43f4814e0

[27] Consumer-goods giant Unilever has been hiring employees using brain games and artificial intelligence — and it’s a huge success, Business Insider, 28.jun.2017
http://www.businessinsider.com/unilever-artificial-intelligence-hiring-process-2017-6

[28] We tried the AI software companies like Goldman Sachs and Unilever use to analyze job applicants, Vídeo Twitter, 02.sep.2017
https://twitter.com/businessinsider/status/904121777663520768

[29] What machines can tell from your face, The Economist, 09.sep.2017
Life in the age of facial recognition
https://www.economist.com/news/leaders/21728617-life-age-facial-recognition-what-machines-can-tell-your-face

[30] AI that can determine a person’s sexuality from photos shows the dark side of the data age, TechCrunch, 07.sep.2017
https://techcrunch.com/2017/09/07/ai-that-can-determine-a-persons-sexuality-from-photos-shows-the-dark-side-of-the-data-age/?utm_content=buffer750e4&utm_medium=social&utm_source=twitter.com&utm_campaign=buffer

* Eduardo Prado é consultor de inovação e desenvolvimento de novos negócios na área de Inteligência Artificial (IA) em Saúde e Indústria.

Outras matérias de Eduardo Prado:
Blog Saúde 3.0:http://saudebusiness.com/blogs/saude-3-0/
Convergência Digital: http://www.convergenciadigital.com.br/eduardoprado/

Botão Voltar ao topo