Observalidade e o impacto no seu negócio
O que acontece quando você vai a um estabelecimento e tem experiência pouco fluida ou dificuldade para encontrar o que quer? Pior ainda é chegar e se deparar com indisponibilidade do atendimento. Eu, particularmente, vou logo em busca de outra opção. Afinal, a experiência é tão importante quanto valores e qualidade de produtos e serviços.
No contato do seu público-alvo com o seu site e as suas aplicações acontece o mesmo. É por isso que precisamos de um processo automatizado que, por conhecer profundamente o panorama geral de nossos sites e nossas aplicações, é capaz de dizer, de maneira rápida e precisa, o problema, o motivo e a localização das inconsistências e instabilidades desses ambientes. E isso se consegue de maneira mais eficiente por meio de soluções de observalidade ou observability.
Na prática, essa ferramenta, impulsionada por inteligência artificial, é programada para, diariamente, se dedicar a medir milhões de métricas da internet. Sem interferir na experiência dos usuários do seu ambiente, também mapeia cada interação com seu site e aplicações. Isso faz com que a solução seja capaz de detectar, em tempo real, quando algo não vai bem ou foge do padrão. Às vezes, a questão é simples, mas já vi casos em que essa precaução permitiu correções antes que a falha se tornasse um grande problema para a marca.
Considero as soluções de observalidade como verdadeiras bússolas em momentos cruciais que – se não forem bem administrados – podem decretar a perda de um visitante virtual. Ter esse apoio é fundamental, inclusive, para que as equipes de TI, incluindo especialistas e desenvolvedores, possam ficar mais livres para focar em ações estratégias do complexo ambiente digital de uma organização. Por meio dessa otimização no dia a dia, terão também mais tempo para ter ideias mais estratégicas, criativas e inovadoras para atrair mais e mais clientes para os ambientes digitais do negócio e reter essas pessoas.
Atualmente, cerca de 63% da população global está conectada à internet de alguma forma, conforme mapeou um estudo da consultoria DataReportal. Você e eu sabemos o quanto é difícil atrair uma parcela de grupo para nossos sites e aplicações. Também temos consciência do valor de cada uma dessas visitas. Então, o mais estratégico é encontrar formas de fazer com que essas pessoas sejam bem recebidas em nosso ambiente digital e nele encontre bons motivos para não apenas retornar como também indicar o caminho para mais pessoas, não é mesmo?
*Fábio Lucinari é CEO da Nublify