Profissionais de TI: como reter talentos?
O mundo já passou por diversas crises financeiras, mas a causada pela Covid-19 tem uma diferença crucial: o isolamento social. O lockdown total ou parcial praticado por diversos países para conter o avanço da doença parou o setor empresarial, comercial, industrial, educacional, entre outros. Isso estimulou a transformação digital nos negócios, que impulsionou a busca por profissionais no mundo todo e, consequentemente, fez com que os colaboradores ficassem mais disputados.
A prova disso é um levantamento realizado pela GeekHunter no Brasil, que mostrou que o total de vagas abertas no setor de Tecnologia da Informação teve um aumento de 310% somente no ano passado. Até 2024 haverá ainda a criação de cerca de 420 mil novas vagas de emprego na área, segundo dados do Banco Mundial.
Nesse contexto, o mercado de tecnologia também possibilita que os candidatos consigam viver no Brasil e exercer a função para uma empresa estrangeira, recebendo até mesmo em moedas mais valorizadas do que o real. Do mesmo modo, também permite que o colaborador trabalhe para uma empresa brasileira e viva em qualquer outro lugar do mundo.
Como CEO de uma empresa de tecnologia e que tem a missão de potencializar os projetos digitais fornecendo equipes de especialistas em TI, tenho acompanhado essa crescente necessidade por profissionais qualificados e o constante desafio para manter os meus talentos na empresa. Então a pergunta que todos me fazem é: o que é preciso para reter esses profissionais?
Essa é a pergunta de um milhão de dólares. Não existe resposta correta, mas pela minha experiência, acredito que os especialistas em TI buscam cada vez mais produtos e projetos inovadores, que tornem o dia mais prazeroso. É claro que dinheiro ainda é importante e fundamental para a vida das pessoas. Porém, o que tenho notado é que os profissionais buscam uma relação de ganha-ganha com o empregador.
Então, não basta abrir uma vaga e esperar pela chegada de currículos, é preciso estruturar um bom plano para atrair a atenção do melhor candidato. Por isso, uma das principais preocupações do mercado é o desenvolvimento profissional. Também é importante ter um olhar cuidadoso com nossos talentos, oferecendo um ambiente mais harmônico, e conhecimento em tecnologia, ou seja, nós valorizamos as experiências profissionais e pessoais, pois sabemos que o sucesso de um projeto depende das pessoas certas.
Assim, a forma de abordagem no início da contratação de um colaborador competente é apenas o primeiro passo de um processo contínuo de motivação e retenção deste talento. É fundamental a criação de ações que valorizem o capital humano, o principal ativo da empresa. Manter os funcionários motivados exige planejamento estratégico com ações periódicas que vão muito além de um bom conjunto de benefícios.
O que motiva um talento a “querer fazer” e dar o seu melhor pode variar de pessoa para pessoa. Mas existem alguns elementos-chave nesta equação. Com base em minha experiência, separei 8 dicas essenciais para conseguir implantar métodos de retenção de talentos e evitar as transições constantes e trocas de funcionários. Confira:
1. Preparação
A seleção dos candidatos é a parte mais importante para uma boa estratégia de retenção de talentos. Afinal, para reter os melhores, você precisa saber selecioná-los antes. Nesta fase, vá além de um bom currículo. Certifique-se de que o profissional tenha, além das habilidades específicas para a vaga, um perfil que se encaixe bem na cultura da empresa.
2. Preze pela estabilidade profissional
A segurança no emprego sempre foi um assunto de grande importância na retenção de talentos. Colaboradores que se sentem seguros nos seus empregos tendem a render mais e, principalmente, a conseguir desenvolver suas funções com mais qualidade.
3. O ambiente e a importância na retenção de talentos
Um ambiente propício e que oferece boas oportunidades de trabalho e de troca de experiência é o que a maioria dos colaboradores busca. Uma equipe que trabalha unida com autonomia tem maior facilidade para trabalhar pelos mesmos objetivos e, principalmente, prazer em vestir a camisa da empresa para alcançar resultados, se desdobrando diariamente na sua função.
4. Invista na carreira dos colaboradores
Com certeza você já pensou em valorizar seu colaborador. Mas quais atitudes ou iniciativas são percebidas pelas suas equipes ? Dê um passo adiante com seus talentos. Proporcione a eles novos aprendizados e capacitações para eles crescerem cada vez mais profissionalmente e, porque não, pessoalmente.
5. Reconheça os resultados do colaborador
Alguns colaboradores se importam e até trabalham melhor se recebem reconhecimento, com elogios em público e, principalmente, quando se sentem como peça fundamental para a equipe e para a empresa como um todo.
6. A gestão dos colaboradores como diferencial
A importância na retenção de talentos vai muito além do que um trabalho de agradar a todos e precisa ser menos generalizado e mais individualizado. Mapear “hard skill” e “soft skill” dos colaboradores, conhecendo seus pontos fortes e fracos, pode ajudar o setor de recursos humanos e os gestores a traçar estratégias mais eficazes na retenção de talentos.
7. Feedback é parte do trabalho
Bons líderes são aqueles que dão feedbacks constantes e justos aos membros da sua equipe. Lapidar pedras preciosas não é tarefa fácil. Mas quanto mais sincero e justo você for com seu colaborador, melhores chances de mantê-lo motivado e engajado.
8. Avalie os benefícios financeiros
Não apenas a recompensa financeira faz um colaborador se sentir importante para a empresa, mas o reconhecimento profissional, apoio e a gestão humanizada da empresa, fazem toda a diferença.
A importância na retenção de talentos faz com que algumas empresas busquem e acreditem nos benefícios financeiros como o grande diferencial para manter seus bons funcionários. Comissões, aumentos de salário, bônus e qualquer tipo de recompensa monetária são definidos por alguns gestores como o principal motivador na retenção dos talentos.
Manter um bom profissional no mercado atual deve ser prioridade para qualquer tipo de empresa. Afinal, é preciso manter-se à frente na incessante corrida por resultados satisfatórios. Isso envolve também estar próximo aos colaboradores, entendendo suas necessidades e, principalmente, mostrando o quão importante é para o atingimento dos objetivos da empresa.
Ary Gatto é CEO da Runtalent