Opinião

Supply chain: do analógico ao digital

O conceito de supply chain  está migrando para um ecossistema de cadeia de suprimentos totalmente digital. Tudo o que qualquer gestor da área sempre desejou está, agora, se tornando realidade: controle de fluxos de informações (ativos ou financeiros) em tempo real, visibilidade total de processos, previsão de demandas, entre outros. Na jornada atual, o desafio é entender sobre como avançar em direção a um mundo onde todos os participantes da cadeia logística estejam conectados numa única rede.

Segundo o Gartner, os melhores modelos de supply chain digitais são aqueles que focam na análise de dados, podendo trazer benefícios como: “redução de estoque de 20%, melhoria de mais de 10% nos níveis de serviços oferecidos ao cliente e aumento de 10% nas receitas”.

E se “dados são o novo petróleo”, é fundamental integrá-los em vários sistemas para obter um ecossistema conectado, transparente e que ofereça visibilidade end to end para a empresa. E isso só é possível com a migração do supply chain para a nuvem.

A tecnologia evoluiu para facilitar o compartilhamento de dados entre todo o ecossistema da cadeia logística, bem como para permitir que as organizações sintetizem e interpretem essas informações de maneira eficaz a fim de melhorar a tomada de decisão. A nuvem proporciona ao gestor de supply chain algo que é muito valioso nos dias de hoje: automação, eficiência e velocidade, além de conferir mais flexibilidade à cadeia de suprimentos.

A adoção de uma solução na nuvem para gerenciar o supply chain tem o diferencial de uma implementação fácil e rápida, funcionando plenamente em semanas, ao invés de meses, como nos modelos tradicionais.


Outra vantagem, é a facilidade de trabalhar em processos de ciclos curtos e feitos sob medida para atender às necessidades imediatas de uma organização. Os ganhos em cada fase podem ajudar a financiar as etapas subsequentes. Vitórias iniciais dão o impulso e geram suporte durante o processo de transformação digital!

Antonio Carlos Brito é Sr. Principal, Digital & Value Engineering LATAM na Infor

 

Botão Voltar ao topo