Segurança

Agência Nacional do Petróleo sofre ataque hacker

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) reportou que sofreu uma tentativa de ataque cibernético na última quinta-feira (04). Por conta do ocorrido, os sistemas estão temporariamente indisponíveis aos usuários.

Entre os serviços afetados, encontram-se o levantamento semanal de preços, os Sistemas de Registro de Documentos dos Postos Revendedores (SRD-PR) e das Revendas de GLP (SRD-GLP), e o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). O Sistema de Informações de Movimentação de Produtos (Simp) no qual as usinas informam a quantidade de biodiesel fabricada também apresentava problemas.

O órgão explicou que, como medida de segurança, todos os sistemas foram retirados do ar para avaliação dos riscos à segurança cibernética da Agência.A ANP informou ainda que eventuais perdas de prazo em processos administrativos eletrônicos, devido à indisponibilidade temporária no SEI (Sistema Eletrônico de Informações), serão compensadas pela Agência.

“A medida atende às determinações do Decreto nº 8.539/2015, que dispõe sobre o uso do meio eletrônico para a realização do processo administrativo no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e funcional. Em linha com o artigo 7º do Decreto, em seu parágrafo 2º, o prazo determinado para a prática de ato processual por meio do SEI fica prorrogado até as 23h59 do primeiro dia útil seguinte ao da resolução da indisponibilidade do sistema”, diz o comunicado.


Botão Voltar ao topo