Americanas tira mais um site do ar e soma prejuízo de R$ 100 milhões/dia
O site do Shoptime também foi tirado do ar nesta segunda-feira (21), quase um dia depois dos sites das Americanas e do Submarino, que também seguem fora do ar. As empresas são do mesmo grupo. A Americanas, dona das marcas, informa que a medida foi tomada por “questões de segurança”, mas não confirma se houve ataque hacker. Os aplicativos das marcas também não estão funcionando normalmente. As lojas físicas não foram afetadas, segundo a empresa.
O Procon Carioca e o de SP notificaram a Americanas para que dê explicações sobre prazos relacionados a arrependimento de compras, trocas ou consertos considerando o tempo em que as páginas ficarem fora do ar. As ações do grupo caíam durante o pregão desta segunda e, segundo reportagem da Folha de São Paulo, feita com estudo de especialistas, a partir dos resultados financeiros do grupo, o prejuízo chega a R$ 100 milhões por dia.
Em relatório divulgado no início deste mês, o banco Goldman Sachs estima que as vendas digitais do grupo devem somar R$ 39,8 bilhões em 2021 e, este ano, R$ 52,9 bilhões. Com isso, a representatividade do digital nas vendas totais aumentaria de 75% para 77%, respectivamente.
Ainda conforme o Goldman Sachs, a Americanas é a terceira maior plataforma de comércio eletrônico do país, depois de Mercado Livre e Magalu. De acordo com o banco, a empresa vinha em uma crescente em número de downloads do seu aplicativo desde o começo do ano. O grupo como um todo faturou R$ 37 bilhões nos primeiros nove meses de 2021, com lucro líquido de R$ 241 milhões no período.