Ataque hacker: SEBRAE chega ao terceiro dia com sites fora do ar e sem emissão de nota fiscal
O SEBRAE completa o terceiro dia com todos os seus sites fora do ar depois de um ataque cibernético. O relevante é que reina o silêncio do SEBRAE. Não há um único comunicado da entidade com relação aos serviços.
A prestadora de serviços responsáveis, a ISH Tecnologia, com contrato de quase R$ 150 milhões, também não se posiciona. O SEBRAE não é obrigado a reportar seus ataques à CVM, por exemplo, como acontece com as companhias abertas. Também não tem de prestar contas com o governo, no Gov.br.
A última informação disponível sobre o ataque cibernético está no twitter do Sebrae (@sebrae), onde a entidade diz apenas que ‘está trabalhando para reestabelecer os sistemas para normalizar os acessos e que, ‘em breve tudo estará resolvido’. A questão é que não há emissão de notas fiscais na última semana do mês, a mais movimentada para as planilhas financeiras.
A falta de transparência está sendo cobrada nas redes sociais. Até porque o SEBRAE oferece um diverso cardápio de cursos, oficinas, palestras, planilhas e aplicativos para auxiliar o dono de micro e pequenas empresas e o microempreendedor individual, bem como quem sonha em abrir o próprio negócio, a gerir o empreendimento com eficiência e lucratividade.