‘BadRabbit’ lidera novo superataque ransomware no mundo
Um novo superataque de malware está acontecendo no mundo desde esta terça-feira, 24/10, advertem os especialistas em segurança da informação. Um ciberataque, provocado pelo vírus batizado como ‘BadRabitt’, teria afetado mais de 200 corporações, em especial na Rússia, mas também na Ucrânia, e em menor escala, Turquia e Alemanha. Um dos alvos atingidos seria o aeroporto Internacional da Ucrânia.
Especialistas do Kaspersky Lab informam que o ataque começa com o vírus que se apresenta como um programa para instalar o software Adobe Flash. O metrô de Kiev, alcançado pelo ciberataque Petya em junho, indicou que não está aceitando de maneira temporária o pagamento com cartões, mas não mencionou um ataque.
No final de junho, um ciberataque provocado pelo vírus Petya e que começou na Rússia e na Ucrânia, afetou milhares de computadores no mundo, inclusive de diversas corporações no Brasil. Pouco antes, em 12 de maio, o “Wannacry” afetou milhares de computadores no mundo, paralisando os serviços de saúde britânicos ou fábricas da montadora francesa Renault. Seus autores reclamavam um resgate para desbloquear os aparelhos.
O WanaCruptOr, uma variante do WCry/WannaCry, teve a mesma relevância mundial do worm Conficker que, em 2008, atingiu milhares de servidores de empresas e ainda circula no mundo. No caso, a vulnerabilidade afetava os windows desatualizados.
*Com agências internacionais