Segurança

Centro de Tecnologia do Amapá sofre ataque hacker

Durante o Tech Gov Fórum Amapá, que acontece em Macapá, o diretor presidente do Centro de Gestão de Tecnologia da Informação do Amapá (Prodap), Cirilo Simões Filho, admitiu que o órgão sofreu um ataque hacker nesta quarta-feira, 20 de março. O hacker conseguiu explorar uma vulnerabilidade e fez uma ‘pichação’ num site do governo, em um ativismo digital. Os sites, sob a gestão da Prodap, foram retirados do ar, mas nenhum dado relevante do cidadão foi roubado.

“Sofremos 900 incidentes no ano passado e sempre sofremos ataques. Esse foi o primeiro que o hacker conseguiu entrar no sistema e fazer o ativismo digital. Ele não roubou dado importante, mas não vou minimizar o impacto. Ao contrário. Esse ataque nos criou problemas, mobilizou a segurança, nos fez tirar os sites do ar. Temos que corrigir as falhas e reforçar ainda mais a segurança da informação”, pontuou o executivo.

A transparência, adicionou Cirilo Simões Filho, foi uma opção prioritária. “Não vamos esconder o ataque hacker. Não faz sentido. Temos de ser transparentes e contar. As falhas vão existir. Nossa segurança da informação tem de saber lidar e enfrentar os hackers”, detalha. Os sites do governo do Amapá, sob a gestão da Prodap, já voltaram a funcionar, depois de ficarem fora do ar por mais de 10 horas.

Botão Voltar ao topo