ChatGPT e OpenAI são alvos de ataques hackers
Não demorou. O chatbot tem sido empregado em diversas atividades criminosas, como depuração de malware, suporte ao desenvolvimento de ameaças para Android e criação de scripts para ataques a infraestruturas críticas, adverte a OpenAI. Também está sendo usado para campanhas de influência e na criação de contas falsas em redes sociais.
Os invasores utilizam o ChatGPT principalmente em etapas intermediárias dos ataques, explica relatório da OpenAI. Eles recorrem ao modelo de IA depois de já terem adquirido ferramentas básicas, como acesso à internet, endereços de e-mail e contas de mídia social. Posteriormente, o chatbot é utilizado para aprimorar os ataques, seja na criação de postagens fraudulentas ou na distribuição de malwares em diferentes canais pela internet.
Mas a OpenAI diz que o uso do ChatGPT não resultou em avanços significativos no desenvolvimento de novos malware ou em um aumento na viralização de conteúdos maliciosos. E não apenas o ChatGPT virou alvo. A própria OpenAI tem sofrido tentativas de ataques. Segundo a empresa,endereços de e-mail de funcionários da empresa foram alvos de spear phishing, uma técnica de ataque que visa obter informações confidenciais. No entanto, essas tentativas de invasão não foram bem-sucedidas, assegurou a OpenAI.