Corretora brasileira não paga ‘resgate’ e tem dados de clientes vazados
O sequestro das informações chegou para valer no mercado brasileiro. De acordo com reportagens dos jornais Folha de São Paulo e Valor Econômico, hackers roubaram dados de aproximadamente 29 mil clientes da corretora XP Investimentos.
Segundo as matérias, o ataque contra a base de dados da empresa aconteceu entre 2013 e 2014. No entanto, apenas no final do ano passado que os criminosos entraram em contato com a XP exigindo o pagamento de R$ 22,5 milhões para não divulgar as informações.
Como a XP não pagou o valor pedido, os hackers começaram a enviar mensagens diretamente para os clientes afetados para informá-los sobre o roubo dos seus dados. Atualmente, o caso está sendo investigado pela Polícia Federal, pelo Ministério Público e o Banco Central, de acordo com a XP. Pelas características do caso, a investigação corre sob sigilo.
A XP destaca que os hackers não conseguiram roubar dados financeiros dos seus clientes, como registros e senhas, mas apenas informações de cadastro, como nome completo e endereço. No entanto, como reporta a matéria da Folha de São Paulo, na mesma época do roubo dos dados três clientes da XP foram vítimas de fraude e tiveram R$ 500 mil cada desviados das suas contas na corretora — a empresa disse que já ressarciu os clientes.