Dataprev amplia reconhecimento facial em pagamentos no Meu INSS
A Dataprev anunciou que o aplicativo Meu INSS passou a exigir comprovação da vivacidade, ou seja, a verificação de que é o segurado mesmo e não um retrato, por meio de reconhecimento facial nos serviços “Alterar Local ou Forma de Pagamento” e “Desbloqueio de Benefício para Empréstimo”.
Os serviços podem ser acessados pela plataforma digital – desenvolvida pela Dataprev – Meu INSS ou por aplicativo para celular. Basta clicar em “Novo Pedido” e selecionar o serviço desejado. Ao pedir esses serviços pelo Meu INSS, o cidadão deve primeiro realizar o reconhecimento facial e, depois, seguir com a solicitação.
O resultado do cruzamento entre as informações da vivacidade, da biometria facial (para checar se a imagem coletada bate com a do banco de imagens) e do nível de confiabilidade da conta gov.br vai determinar se os serviços serão concluídos de forma automática ou passar por análise de um servidor.
Os cidadãos que não possuem internet podem fazer o pedido ligando para o telefone 135, não havendo mais a necessidade de agendamento do atendimento presencial.