Dataprev garante que data centers não foram infectados
No início da noite a Dataprev emitiu uma nota oficial, garantindo que o ciberataque mundial, ocorrido nesta sexta-feira (12), não prejudicou os seus data centers; “Não foram infectados, a empresa adotou uma série de ações preventivas para assegurar a integridade dos dados sob a sua gestão”, garante a estatal.
Segundo ainda a nota distribuída para a imprensa, o ransomware WanaCruptOrO se propaga em redes locais, a partir de estações de trabalho. “Embora a Dataprev não seja a responsável direta pela gestão das redes internas dos clientes, tem dado apoio para o tratamento do incidente”, informou.
O WCry/WannaCry causou um estrago em mais de 74 países no mundo, após a invasão promovida pelo Anonymous em um ciber ataque de larga escala. No Brasil, o único órgão a admitir que foi diretamente atacado foi o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.
O ransomware visa capturar informações da vítima, para depois um hacker negociar o resgaste das mesmas. No caso do TJSP, o tribunal se negou a pagar pelas supostas informações roubadas, procedimento recomendado por todas as empresas de segurança, devido à baixa credibilidade do atacante no mercado.