Segurança

Em menos de um mês, 2,5 milhões de brasileiros caem em golpes pelo WhatsApp

Em mesmo de 20 dias, mais de 2,5 milhões de brasileiros foram vítimas de golpes pelo Whatsapp, indica um levantamento realizado pelo Kaspersky Lab. A estratégia usa falsas promoções para levar as pessoas a clicarem em links maliciosos. 

“Só neste mês foram mais de 2.500.000 vítimas em menos de 20 dias. Dentre as empresas mais recentes a terem seus nomes atrelados a golpes estão Walmart, Assaí, Caixa Econômica, Burger King, Kibon, Spotify, Banco do Brasil, Santander, O Boticário, Lojas Americanas, Senac, entre outras”, diz o Kaspesrky Lab. 

Além de criarem promoções falsas, os cibercriminosos usam recursos como divulgação de vagas de emprego. “O link pode chegar por e-mail, rede social, SMS, WhatsApp, além das novas campanhas utilizarem o recurso de notificações dos navegadores modernos”, diz o analista sênior de segurança da Kaspersky Lab no Brasil, Fabio Assolini.

Uma das falsas promoções promete um ano de acesso gratuito ao serviços online de streaming de música Spotify, disseminada no WhatsApp entre usuários que falam português, espanhol e inglês. As mensagens têm um link apontando para o site “spotiffy.net”, “spotify-br.com” e “spotify-usa.com”, que foram registrados por criminosos. 

Ao compartilhar a mensagem com seus contatos, o suposto acesso gratuito seria fornecido, porém o usuário é direcionado para páginas oferecendo a instalação de aplicativos ou a assinatura de serviços premium, além de usar o acesso a página para minerar a criptomoeda Coinhive.


De acordo as estatísticas de um link encurtado usado na campanha, somente no Brasil mais de 130 mil usuários clicaram no link em pouco mais de 3 dias – número que seguramente será bem maior se levar em conta que a campanha está sendo disseminada em vários idiomas.

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