Segurança

Febraban já treinou 9 mil bancários em segurança cibernética

Especial Cyber.GOV 2023

A Federação Brasileira de Bancos já treinou 9 mil pessoas em um programa de capacitação para o setor em segurança cibernética. Como destacou a diretora de Inovação, Tecnologia e Cybersecurity da Febraban, Carolina Sansão, ao participar nesta quarta, 21/6, do Cyber Gov 2023, organizado pela Network Eventos e pelo Convergência Digital, os bancos estão ampliando ainda mais os investimentos em cibersegurança este ano, passando do patamar médio de R$ 35 bilhões para estimados R$ 45 bilhões este ano. 

“Desde 2019, criamos um comitê específico de segurança cibernética na Febraban, a partir do que estabelecemos primeiro quatro e mais recentemente um quinto pilar de atuação: treinamento, padronização, inteligência, simulação e inovação”, afirmou a diretora de cibersegurança da Febraban. 

“Treinamento é um assunto muito importante, porque a mão de obra em tecnologia, não só no Brasil, mas no mundo, precisa ser trabalhada. E em segurança principalmente. De 2020 até o momento já treinamos 9 mil bancários da área de segurança ou de tecnologia”, revelou. 

Ela explicou que o pilar de padronização busca elevar a maturidade no setor; o pilar de inteligência centra esforços no compartilhamento de informações; e o pilar de simulação foca exatamente em realizar exercícios para fortalecer o treinamento das equipes. 

“Recentemente lançamos um pilar de inovação, com olhar para o futuro, para o surgimento de novas tecnologias emergentes que trazem novas possibilidades para o mercado e também para se proteger. É o estudo do futuro e o que fazer para estar preparado para quando esse futuro chegar”, disse Carolina Sansão.


Botão Voltar ao topo