Google sofre mega-ataque DDoS de pico de 398 milhões de RPS
A Google confirmou ter sido alvo de um dos maiores ataques DDoS que foram registados, durante o mês de agosto. O ataque teve atingiu o pico de 398 milhões de pedidos por segundo (RPS), um dos valores mais elevados de sempre. O ataque, registrado e mitigado contra um cliente da Google Cloud, foi cerca de 7 vezes superior ao anterior recorde. Em 2022, o recorde encontrava-se em “apenas” 46 milhões de RPS.
E os ataques não ficaram apenas na google. A Cloudflare, empresa de serviços de internet e proteção de sites, também registrou um ataque de 201 milhões de RPS, e a Amazon AWS registrou um de 155 milhões de RPS. Os ataques começaram em agosto e ainda não cessaram, informaram ainda as empresas.
Os ataques DDoS adotaram uma nova técnica apelidada de “Rapid Reset”, que explora o protocolo HTTP/2 para realizar várias requisições a um sistema. O HTTP/2 possui uma funcionalidade que permite integrar vários pedidos de uma origem como apenas um – ou seja, a origem apenas realiza um pedido, mas os servidores recebem vários – na ideia de melhorar o carregamento de conteúdos e a velocidade dos mesmos.
*Com agências internacionaiss