Hacker avança em backup por falta de estratégia de defesa cibernética
Os ataques cibernéticos estão cada vez mais sofisticados e bem-sucedidos, causando grande prejuízo para as empresas. Ao mesmo tempo, companhias estão sendo comprometidas por não terem uma estratégia bem definida para cibersegurança. “Se um atacante for bem-sucedido uma única vez, ele tem grande chance de receber resgate; e isso alimenta o mercado”, disse Emerson Machado, executivo de vendas para segurança e líder de time para a América Latina da Dell Technologies, em sua palestra no Febraban Tech 2022, realizado nesta semana em São Paulo. “Um bom plano de defesa é olhar no longo prazo”, acrescentou ele.
Após a apresentação, em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, o executivo da Dell ressaltou que as companhias precisam ter visibilidade, porque não se responde ao que não se vê. “E, quando você vê, quando você tem indícios de uma atividade suspeita, tem de responder rapidamente. A velocidade com que você vai responder a um incidente, concluir a análise e agir, pode ser a diferença entre comprometimento — ataque bem-sucedido — ou ter mitigado o ataque antes que ele acontecesse”, destacou.
Ele contou que, quando os clientes passaram por problema de ataque, os atacantes não estavam ali havia um, dois ou três dias, mas, sim, semanas e meses. “Você precisa saber. O que não pode acontecer é você não ter visibilidade, não saber que está sendo atacado, porque, quando o atacante lança o ataque, ele tem mapeados todos os sistemas críticos da operação e o objetivo dele também está no backup”, explicou. Assista à entrevista em vídeo na qual ele também comentou o cenário de segurança cibernética na indústria financeira.